» Sociedade

Cerimônia emocionante na Uneal marca formatura de mãe e filha em Santana do Ipanema

Vanderlucia e Wythoria Amorim, formadas em Pedagogia pela Uneal, compartilham a emoção de concluir o curso juntas

Vanderlucia Lima de Cordeiro Amorim e a filha dela, Wythoria Christiny, recebem diploma - Fotos: Ascom Uneal

Nesta segunda-feira (19/8), o auditório do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Santana do Ipanema, foi palco de uma cerimônia de colação de grau marcada pela emoção e união. Vinte e um alunos dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Zootecnia e Química receberam seus diplomas, com destaque para a formatura conjunta de Vanderlucia Lima de Cordeiro Amorim, de 48 anos, e sua filha, Wythoria Christiny Cordeiro Amorim, de 26 anos, no curso de Pedagogia.

Wythoria ingressou na Uneal em 2015, após concluir o ensino médio, enquanto Vanderlucia retomou seus estudos após uma pausa de 20 anos dedicada à criação dos filhos. Ambas concluíram o curso de Pedagogia e dividiram a emoção da conquista. "Nós estudávamos juntas, dividíamos as apostilas e nos apoiávamos mutuamente", destacou a mãe.

Atuando como professoras na Escola Municipal de Educação Básica Maria do Carmo, em Santana do Ipanema, Wythoria e Vanderlucia expressaram sua gratidão pela parceria que tornou a jornada acadêmica ainda mais especial. “Vou sentir falta da rotina de estudos com a minha mãe, mas a nossa caminhada continuará lado a lado na sala de aula,” afirmou Wythoria.

A cerimônia também contou com a presença de Nelson Amorim, de 24 anos, irmão de Wythoria e filho de Vanderlucia, que expressou seu orgulho pela conquista da família. “Eu já esperava há vários anos por esse momento. É um grande orgulho para mim e para a minha família! Este dia será inesquecível”, disse o jovem.

Durante os oito anos de curso, Vanderlucia e Wythoria enfrentaram diversos desafios, incluindo deslocamentos diários em transporte cedido pela prefeitura e as limitações decorrentes das gestações de Wythoria. Mesmo assim, Wythoria perseverou e hoje celebra a conquista com seu filho de 6 anos e o caçula de 2 meses, que frequentaram algumas aulas com a mãe e a avó.