» Sociedade

TRE/AL reforça que serviços eleitorais são gratuitos e orienta contra golpes

Justiça Eleitoral orienta sobre a gratuidade dos serviços e como identificar e denunciar tentativas de fraude

Mesário segurando título de eleitor - Fotos: Pedro França/Agência Senado

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) emitiu um alerta eesclarecendo que a Justiça Eleitoral não cobra taxas para serviços relacionados ao título de eleitor. Isso inclui emissão e regularização de documentos, alteração de dados no cadastro eleitoral, cadastramento biométrico e transferência de domicílio eleitoral, bem como a emissão de certidões.

Todos esses serviços são oferecidos gratuitamente, tanto presencialmente nos cartórios eleitorais quanto pelo Autoatendimento Eleitoral disponível na internet.

A assessora de Comunicação do Tribunal, Flávia Gomes de Barros, explica que têm surgido denúncias de abordagens fraudulentas via e-mail e mensagens em aplicativos, que solicitam pagamentos para a regularização de pendências eleitorais.

“Nossa orientação é que, ao receber esse tipo de conteúdo, as pessoas automaticamente denunciem ao Google (no caso dos sites) e às plataformas de mensagens, informando que trata-se de uma tentativa de golpe”, alertou Flávia.

Além disso, o TRE destacou que, devido ao fechamento do cadastro eleitoral desde o dia 9 de maio, os serviços de emissão, regularização, alteração de dados, cadastramento biométrico e transferência de domicílio estão temporariamente indisponíveis. O cadastro será reaberto no dia 5 de novembro.