» Sociedade
TJAL, Seris e Polícia Militar celebram acordo para monitoramento eletrônico de custodiados
Termo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta (29); medida abrange presos provisórios, cumpridores de medidas cautelares e população carcerária vulnerável
O termo de cooperação técnica para monitoramento eletrônico de custodiados foi assinado nesta quinta-feira (29/8), entre Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Polícia Militar (PMAL).
A ação, que envolve também o Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJAL, visa executar a monitoração por meio de tornozeleiras eletrônicas de presos provisórios, cumpridores de medidas cautelares diversas da prisão e a população carcerária vulnerável.
Para o presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, as parcerias têm sido essenciais para uma melhor prestação de serviços ao cidadão.
“Essas boas parcerias nos ajudam a prestar um melhor serviço à população. Até outubro contaremos com duas mil novas tornozeleiras, que nos ajudarão a diminuir ainda mais o índice de criminalidade, e com isso a sociedade será beneficiada”.
Diogo Teixeira, secretário da Seris, explicou que as duas mil novas tornozeleiras adquiridas serão utilizadas pelo Centro de Monitoração Eletrônica de Pessoas - CMEP, responsável por cumprir as monitorações provenientes de decisões judiciais do Poder Judiciário.
“A Seris fará a entrega dos equipamentos, que serão monitorados pela PMAL a partir das determinações judiciais. Em parceria com a SENAPPEN (Secretaria Nacional de Políticas Penais) conseguimos aumentar o número de tornozeleiras, que virão também com o botão do pânico, item muito importante na prevenção e combate da violência contra a mulher”.
O comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim, reforçou o compromisso da corporação para o efetivo cumprimento do acordo de cooperação em prol da comunidade.
“A Polícia Militar é a primeira que chega ao local de uma chamada de socorro, então com esses equipamentos vamos salvar vidas e efetivar um controle maior das pessoas que fazem uso deles, e assim protegermos ainda mais a sociedade alagoana”.
Participaram também do evento de assinatura o desembargador Ivan Brito, representando o GMF; Igor Medeiros, secretário executivo do GMF; tenente-coronel Everaldo Liziário, chefe da Assessoria Militar do TJAL; Walter Santos, sub-diretor do TJAL; militares da PMAL e integrantes da Seris e da Polícia Penal.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
Renovação: Desejo por Mudança une rodoviários de Alagoas em torno da Chapa 2
-
2
POLÍCIA
Polícia apreende motocicleta roubada e dois homens são levados à delegacia em Ibateguara
-
3
ESTELIONATO
Mulher engana colegas de trabalho com falsa gestação e desaparecimento em Maceió
-
4
CAIU EM RIBANCEIRA
Enfermeira do Hospital Regional da Mata sofre acidente após sair de plantão na BR-104
-
5
BLOG DO RICARDO GOMES
Traição? Filiação de Gunnar no PP estremece aliança entre JHC e Lira