» Sociedade

Justiça Eleitoral alerta para golpes em e-mails de atualização de dados para mesários

A Justiça Eleitoral esclarece a situação e orienta sobre como confirmar a convocação de forma segura

Mesário voluntário - Fotos: Arquivo - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nos últimos dias, eleitores em todo o Brasil têm recebido e-mails com os títulos “[Aviso Eleições] – Convocação para trabalhar nas Eleições Municipais 2024” e “[TSE][URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO – ELEIÇÕES 2024”. Essas mensagens solicitam acesso a um site suspeito, “tse-jus-br-2024.online”, para uma suposta atualização de dados cadastrais. No entanto, a Justiça Eleitoral alerta que essas comunicações são falsas.

Os e-mails não foram enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nem pelos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs). O site mencionado nas mensagens não pertence à Justiça Eleitoral. A nomeação dos mesários é realizada por edital publicado pela juíza ou pelo juiz da zona eleitoral, e não por e-mails ou sites.

Embora a convocação de mesários possa ser feita por e-mail, WhatsApp, carta ou presencialmente, a Justiça Eleitoral não solicita a atualização de dados cadastrais via links ou sites. As informações necessárias já estão no cadastro eleitoral, que está fechado para organização das eleições de 2024.

Para confirmar se foi convocado, o eleitor deve entrar em contato com o cartório eleitoral onde está inscrito ou consultar o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do TRE de seu estado. Os sites e telefones dos tribunais regionais estão disponíveis no Portal da Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral orienta que não se forneça informações pessoais em links ou sites suspeitos. Em caso de dúvida, os eleitores devem contatar a Ouvidoria do TSE pelo Formulário Eletrônico ou pelos telefones 0800 648 0005 ou (61) 3030-8700.

Os serviços da Justiça Eleitoral, como o Autoatendimento Eleitoral, oferecem funcionalidades como pagamento de multas e emissão de documentos, e devem ser acessados diretamente pelos canais oficiais.