» Sociedade

Três acusados do homicídio de Kleber Malaquias vão a júri popular nesta quinta (19)

O julgamento estava marcado para 17 de julho deste ano, mas foi adiado

Kleber Malaquias ficou conhecido, inclusive nacionalmente, por denunciar crimes cometidos por políticos e outras autoridades - Fotos: Reprodução

Nesta quinta-feira (19/9), os réus José Mário de Lima Silva, Edinaldo Estevão de Lima e Fredson José dos Santos serão levados a júri popular no Fórum do Barro Duro, em Maceió. Eles são acusados do homicídio qualificado de Kleber Malaquias de Oliveira, ocorrido em 2020, na Mata do Rolo, na cidade de Rio Largo.

O julgamento estava inicialmente marcado para 17 de julho deste ano, mas foi adiado. Os réus serão julgados por homicídio qualificado pelo Tribunal do Júri, a partir das 8h30. O julgamento será conduzido pelo juiz José Braga Neto, da 8ª Vara Criminal de Maceió.

Conforme os autos do processo, Kleber Malaquias, que era conhecido por suas denúncias contra políticos e autoridades, foi alvo de um assassinato premeditado. O crime ocorreu em um bar, o Bar da Buchada, na tarde de 15 de julho, dia do aniversário da vítima.

A investigação aponta que o policial militar José Mário, que na época era pré-candidato a vereador, teria convocado Kleber para uma reunião política. Durante esse encontro, Fredson José, segundo as acusações, teria disparado a arma que resultou na morte de Kleber.

A motivação do crime, conforme relatado no processo, está relacionada às constantes ameaças sofridas por Kleber devido às suas denúncias. O caso ainda inclui outros três envolvidos — Marcelo José Souza da Silva, Jefferson Roberto Serafim da Rocha e Marcos Maurício Francisco dos Santos — que também enfrentarão julgamento em um momento futuro.