» Sociedade

Macaco volta a aparecer em Satuba e assustar a população

Os populares temem que o animal ataque alguma criança

Macaco em Satuba - Fotos: Reprodução

O macaco que havia aparecido no Povoado Lindóia, na Zona Rural de Satuba na última semana, voltou a aparecer na cidade na manhã desta terça-feira (15). A espécie é conhecida por "macaco roncador" devido ao som característico que ele emite. A passagem do animal foi registrada através de vídeos por moradores do povoado.

Na semana passada, vídeos do macaco no telhado de casas do Povoado Lindóia circularam nas redes sociais. A presença do animal causa medo na população, que teme que o macaco ataque alguma criança. Conforme relatos, o primata teria levado uma galinha.

Entretanto, o médico veterinário Epitácio Correia tranquiliza afirmando que essa espécie é inofensiva, desde que não tentem interagir com ele e ele esteja em seu habitat. Ele orienta que as pessoas contatem órgãos competentes, como o IMA, Ibama, ICMbio e Batalhão de Polícia Ambiental, em casos como esse. O médico frisa que tentar matar o animal ou agredi-lo é crime.

"É um primata que está ameaçado de extinção, inserido no plano de ação nacional do ICMBio, de primatas ameaçados do Nordeste. Muito provavelmente esse povoado está localizado em um fragmento de Mata Atlântica, de alguma área que tem a ocorrência de algum bando dessa espécie".

*Com informações do TNH1