» Sociedade
Alunas de Marechal representarão o NE em competição de empreendedorismo tecnológico
Equipe TechLobos representa o Nordeste com projeto sustentável desenvolvido na Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo
Os investimentos na educação em Marechal Deodoro estão gerando resultados. Estudantes da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo ganharam destaque ao se qualificarem para a etapa nacional do Desafio Liga Jovem (DLJ) do Sebrae, a maior competição de empreendedorismo tecnológico para jovens do Brasil.
As alunas Sara Grazielly e Laura Laís, integrantes da equipe TechLobos, venceram a etapa regional e representarão Marechal Deodoro e Alagoas na competição nacional, sendo a única equipe do Nordeste na categoria Ensino Fundamental. O DLJ desafia equipes de estudantes a resolverem problemas de suas escolas ou comunidades utilizando tecnologia.
Sob a orientação da professora Elaine Lopes, coordenadora de robótica da escola, a dupla desenvolveu o projeto “Ecotech – Robótica com sucata: promovendo acesso, educação e sustentabilidade ambiental.” Entre as 39 equipes participantes, apenas seis avançaram para a etapa estadual, incluindo a TechLobos, que posteriormente conquistou a vaga para a etapa regional e agora nacional.
A professora Elaine Lopes destacou a importância desse avanço. “Essa já é a segunda edição do DLJ, mas é a primeira vez que participamos. Conseguimos avançar à etapa Nacional e vamos representar todo o Nordeste, mas podemos chegar ainda mais longe”, afirmou Elaine.
Sara Grazielly, uma das integrantes da equipe, já possui experiência em competições de robótica. Ela conquistou o primeiro lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica e na First Lego League. No entanto, o Desafio Liga Jovem trouxe uma nova dimensão, ao incluir um componente empreendedor.
“O Desafio Liga Jovem é muito diferente de tudo que já participamos, porque envolve uma pegada empreendedora, e anteriormente o nosso projeto visava apenas impactar a comunidade. Foi uma experiência enriquecedora, nós aprendemos coisas novas, como contabilidade, aprendendo sobre DRE (demonstração do resultado do exercício) e CMV (custo da mercadoria vendida). Foi essencial para o nosso crescimento” comentou Sara.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, enfatizou o impacto dos investimentos realizados pela gestão na Educação do município, que incluem melhorias na infraestrutura, capacitação de professores, fardamento, merenda e transporte.
“A rede pública de ensino de Marechal, que foi sucateada num passado recente, hoje é exemplo e referência, com novas instituições de ensino de qualidade, investimento na estrutura, nos servidores e nos alunos, com fardamento, merenda e transporte de qualidade”, afirma o prefeito.
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220
-
4
ALAGOAS
Polícia Civil instaura inquérito para apurar acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
5
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)