» Sociedade

Alagoas distribui 21 mil doses da vacina contra a Covid para imunização infantil

Remessa do Ministério da Saúde atenderá crianças de 6 meses a 11 anos nos 102 municípios

A nova remissão da vacina contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde - Fotos: Ministério da Saúde

O estado de Alagoas recebeu uma nova remessa da vacina Moderna contra a Covid-19. O Ministério da Saúde (MS) enviou 21 mil doses, destinadas para a imunização infantil, que começaram a ser distribuídas nesta terça-feira (29/10). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) coordena a entrega para os 102 municípios alagoanos, garantindo que a vacinação chegue a todas as regiões.

As vacinas estão distribuídas de acordo com as necessidades regionais, sendo que os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, que abrange a Zona da Mata, Vale do Paraíba e os Litorais Norte e Sul, já podem buscar suas cotas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), localizada em Maceió. A capital alagoana, que concentra a maior população infantil do estado, foi contemplada com 5.160 doses.

Já os 46 municípios que compõem a II Macrorregião de Saúde, incluindo cidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, receberão as vacinas na Central Regional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Creadi), em Arapiraca. A distribuição para essa região começará na quinta-feira (31), considerando o feriado local em Arapiraca nesta quarta-feira (30), em celebração aos 100 anos de emancipação do município.

Para acessar as doses, as secretarias municipais de Saúde precisam solicitar os imunizantes pelo Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (Sies), conforme diretriz do Ministério da Saúde. Essa etapa é essencial para garantir o controle e a transparência no processo de distribuição. "A utilização do Sies assegura que cada município receba exatamente a quantidade de vacinas necessária, conforme previsto pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)", afirma Rafaela Siqueira, enfermeira e assessora do PNI em Alagoas.

A nova remessa da vacina Moderna tem como público-prioritário crianças de 6 meses a 11 anos de idade. Os menores de 5 anos devem receber duas doses, com um intervalo de quatro semanas. Crianças entre 5 e 11 anos também fazem parte do público a ser imunizado, visando ampliar a cobertura vacinal e proteger essa faixa etária contra o coronavírus.

*Com informações da Assessoria