» Política
Projeto de Antonio Albuquerque proíbe abastecimento de GNV sem certificado de segurança
Deputado justifica medida como forma de garantir a segurança durante o abastecimento de veículos adaptados para gás natural veicular
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (7/11), a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) discutiu o projeto de lei nº 577/2023, que visa proibir postos de combustíveis de abastecerem com gás natural veicular (GNV) veículos que não apresentem o certificado de segurança veicular adequado.
A proposta, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), foi debatida em segundo turno e estabelece que o selo de segurança veicular deve ser emitido pelo Inmetro ou por laboratórios autorizados por este órgão. A medida visa garantir que veículos adaptados para o uso do GNV atendam aos requisitos de segurança.
Além disso, o projeto de lei determina que os postos de combustíveis sejam obrigados a afixar cartazes informativos sobre a lei em locais de fácil visualização, garantindo que os consumidores estejam cientes dos requisitos para o abastecimento.
O parlamentar explicou que a proposta é inspirada em legislações semelhantes que já estão em vigor em outros estados, como o Paraná. O objetivo é prevenir acidentes ao assegurar que os veículos adaptados para GNV sejam adequados ao uso seguro do combustível.
“A presente lei visa à prevenir acidentes por meio da verificação do Certificado de Segurança Veicular, proibindo o abastecimento de veículos que não estejam em acordo com os procedimentos previstos para permitir o bom funcionamento dos veículos adaptados para utilizar o GNV, garantindo a segurança de todos”, afirmou o deputado.
» MAIS LIDAS
-
1
JUSTIÇA!
Justiça condena Beto Baia e Ricardo Praxedes por corrupção e suspende direitos políticos
-
2
SITUAÇÃO COMPLICADA
Caos na saúde: Gestão Paulo Dantas não paga e HGE fica sem atendimento, diz COOPNEURO
-
3
"E PODE ISSO, ARNALDO"
Câmara de Atalaia elege presidente para 4º mandato consecutivo e provoca polêmica
-
4
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
5
AVENTURA
Veja como foi o 4º Passeio Ciclístico Zumbi dos Palmares