» Sociedade

Maceió intensifica ações de saúde no Novembro Azul com exames de PSA gratuitos

Prefeitura oferece exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata no Pam Salgadinho, visando à prevenção e ao rastreamento da doença

Não é necessário encaminhamento médico para realizar o exame, atendimento acontece por demanda livre - Fotos: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió está intensificando as ações de saúde voltadas para os homens durante a campanha Novembro Azul, com foco na prevenção ao câncer de próstata. O Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), localizado no Pam Salgadinho, está oferecendo gratuitamente o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é utilizado para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O exame de PSA é fundamental para identificar alterações na próstata e realizar o rastreamento do câncer em homens que ainda não apresentam sintomas. Ele também serve para monitorar a evolução da doença em pacientes já diagnosticados. O diagnóstico precoce é crucial para o sucesso do tratamento e para aumentar as chances de cura.

Não é necessário encaminhamento médico para realizar o exame. Homens a partir de 40 anos podem procurar o Serviço Social do Bloco C ou os outros blocos de especialidades do Pam Salgadinho para receber as orientações e a pulseira para coleta do exame de sangue no Laclim. O resultado ficará pronto em até 72 horas.

Caso o exame de PSA apresente alterações, o paciente será encaminhado para o Serviço Social do Bloco C, que entrará em contato para agendar uma consulta com o urologista e exames de imagem no Bloco L. A diretora-geral do Pam Salgadinho, Marluce Viegas, destacou a importância da realização do exame, não só para o diagnóstico do câncer, mas também para detectar outras condições, como prostatite ou hiperplasia prostática.

*Com informações da Assessoria