» Política
PL propõe cassação de alvará para escolas de Alagoas que recusarem matrícula de alunos com deficiência
Medida busca garantir a inclusão escolar e combater a discriminação nas instituições de ensino
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) aprovou nesta terça-feira (12/11) o Projeto de Lei nº 327/2023, que determina a cassação do alvará de funcionamento de instituições de ensino que se recusarem a matricular crianças e adolescentes com deficiência. A medida visa garantir o direito à educação inclusiva e combater qualquer forma de discriminação.
O projeto foi votado em segunda e última discussão, recebendo apoio unânime dos parlamentares após análises positivas das comissões de Constituição e Justiça, Educação e Cultura e de Administração e Relação do Trabalho. Com a aprovação, escolas que se recusarem a matricular alunos com deficiência estarão sujeitas à perda do alvará de funcionamento, além de outras sanções legais.
Caso uma infração seja detectada, será instaurado um processo administrativo, com prazo de até 60 dias para conclusão, garantindo o direito à ampla defesa e contraditório à instituição de ensino notificada. Durante o processo, se for verificado que a escola não possui estrutura de acessibilidade adequada, ela poderá ser temporariamente interditada para realizar as adequações necessárias, conforme a legislação vigente.
De acordo com a deputada Fátima Canuto, autora do PL, o objetivo é garantir o direito à educação para crianças e adolescentes que possuírem algum tipo de deficiência e combater as diferentes formas de preconceito e discriminação, direta ou indiretamente. “Dessa feita, se reconhece a necessidade da educação da criança, adolescente ou adulto com deficiência. Este é o modelo de educação e inclusão, em ensino regular, para atender a totalidade de crianças e adolescentes”, destaca.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior