» Sociedade

Hospital da Mulher em Maceió implanta o Prontuário Afetivo para humanização do atendimento; entenda

Iniciativa visa estreitar o vínculo entre pacientes, profissionais de saúde e familiares, oferecendo um cuidado mais individualizado e respeitoso

Prontuário Afetivo - Fotos: Ana Maria Belo/Ascom Sesau

O Hospital da Mulher, em Maceió, lançou uma iniciativa inédita com a implantação do Prontuário Afetivo, uma medida de humanização destinada a pacientes internados nas Enfermarias e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Geral e Pediátrica. A ação visa melhorar o atendimento e fortalecer o vínculo entre os profissionais de saúde, os pacientes e seus familiares.

O Prontuário Afetivo é colocado ao lado do leito de cada paciente, permitindo que toda a equipe tenha acesso a informações pessoais que não estão relacionadas à condição de saúde, mas que ajudam a humanizar o tratamento. O prontuário contém dados como o nome pelo qual o paciente prefere ser chamado, suas músicas favoritas, seu time do coração e até a presença de animais de estimação.

A coordenadora de Psicologia do Hospital da Mulher, Carol Pessoa, destaca a importância da ação para reduzir o impacto emocional da internação. "É uma iniciativa que estreita o laço entre profissional da saúde e o paciente e seus familiares, com o objetivo de fazer com que o paciente seja visto como uma pessoa única e não apenas por sua doença", explica.

Embora o Prontuário Afetivo não substitua o prontuário médico tradicional, ele se complementa como uma ferramenta que valoriza o ser humano em sua totalidade. As informações são coletadas pela equipe de psicólogos, e quando o paciente não pode fornecê-las, os acompanhantes, que geralmente conhecem sua história pessoal, são consultados.