» Polícia

SSP de Alagoas discute segurança com motoristas de aplicativos após protestos

Reunião com representantes da categoria abordou ações de prevenção e propostas como o botão de pânico para motoristas

Reunião aconteceu na sede da SSP e foi coordenada pelo coronel Alexandre Saraiva - Fotos: Roberison Xavier/Ascom SSP

Após os protestos realizados na manhã desta sexta-feira (22/11) por motoristas de aplicativos, que cobraram segurança e justiça pelo assassinato de Márcio Vieira Rocha, de 38 anos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) se reuniu com representantes da categoria para discutir soluções. O encontro aconteceu na sede da SSP, em Maceió, e foi coordenado pelo chefe de gabinete da pasta, coronel Alexandre Saraiva.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações já em curso pelas forças de segurança para reduzir a violência contra motoristas de aplicativos. A Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP também sugeriu medidas que podem ser adotadas de forma conjunta entre o poder público e a categoria.

Uma das sugestões discutidas foi a implementação de um sistema de botão de pânico para motoristas, inspirado no modelo do Mato Grosso. O sistema permitiria a comunicação direta com as centrais de operações e facilitaria o atendimento de emergência para motoristas, taxistas, caminhoneiros e motociclistas profissionais.

O coronel Alexandre Saraiva afirmou que a proposta será analisada junto a outras medidas. Ele também anunciou uma nova reunião, agendada para a próxima segunda (25), para aprofundar as discussões sobre como melhorar a segurança no setor. "Temos atuado de forma conjunta e sempre dispostos a ouvir a demanda da população", destacou.

José Carlos dos Santos, secretário executivo da SSP, reforçou a necessidade de uma parceria com a iniciativa privada. "A iniciativa privada também precisa estar dentro das discussões e disposta a ajudar. Iremos analisar as proposições e, claro, buscaremos sempre atuar no enfrentamento a todo tipo de crime, para garantir cada vez mais a segurança do povo alagoano e de quem visita nosso estado", afirmou.

O encontro contou com a presença de autoridades de diversas unidades da SSP, como o comandante da Polícia Militar da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão, o comandante do BPTran, major Cícero Navarro, e o presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativos de Alagoas (Sindapps/AL), Carlos Alexandre do Nascimento, entre outros.

*Com informações da Assessoria