» Sociedade

Marcha Internacional da Capoeira celebra tradição e homenageia vítimas de acidente em União

Grupos de capoeiristas de diversas regiões do país se reuniram para celebrar a cultura afro-brasileira

Capoeiristas prestam homenagem às vítimas de tragédia em União dos Palmares - Fotos: Reprodução

Na manhã deste sábado (30/11), grupos de capoeira de diversas regiões do país realizaram a Marcha Internacional da Capoeira, programa iniciado no começo deste ano, em direção à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. O evento também homenageou as vítimas do acidente com o ônibus escolar ocorrido no último domingo (24).

A caminhada tem como objetivo celebrar a tradição da capoeira, que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e música. Dezenas de capoeiristas se reuniram, cantando e tocando seus berimbaus enquanto se dirigiam ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, um dos maiores símbolos da história afro-brasileira.


Outras homenagens

As homenagens continuam ao longo do dia com celebrações religiosas. Às 17h15, será realizada uma missa em memória das vítimas e em agradecimento pela recuperação dos feridos, na Praça Basiliano Sarmento, em frente à Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, voltada para a comunidade católica.

Já na Praça Padre Cícero, acontecerá uma celebração voltada à comunidade evangélica, em comemoração ao Dia do Evangélico, feriado estadual. Diferente dos anos anteriores, onde ocorriam shows artísticos, o evento será marcado por um Culto de Ações de Graças, com início previsto para às 19h.

A tragédia ocorreu quando um ônibus, que transportava passageiros para o evento "Pôr do Sol" na Serra, caiu em uma ribanceira. O acidente resultou em 20 mortes confirmadas e mais de 40 feridos, alguns em estado grave. A Polícia Civil de União dos Palmares investiga as causas do acidente.