» Política
Bolsa Família pode ter benefício extra para incentivar ações ambientais
Proposta prevê auxílio adicional para moradores de municípios que planejem e implementem medidas contra mudanças climáticas.

Promover a sustentabilidade e mitigar os efeitos das mudanças climáticas são os objetivos do projeto de lei (PL 4.160/2024), apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE). A proposta institui o Benefício de Incentivo Ambiental, que oferece um auxílio financeiro extra a beneficiários do Bolsa Família em cidades que adotem ações ambientais.
O benefício, dividido em duas partes, estabelece o pagamento de R$ 50 para moradores de municípios com planos climáticos aprovados (Componente de Planejamento) e outros R$ 50 para aqueles que colocarem essas ações em prática (Componente de Implementação). A concessão do auxílio dependerá da avaliação de um órgão federal, que verificará o cumprimento das metas estabelecidas.
Segundo o senador, o projeto é uma resposta ao aumento de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas. Dados da Conferência Brasileira de Mudança do Clima mostram que apenas 12% das cidades brasileiras têm planos para lidar com as mudanças climáticas, e menos de 2% monitoram suas metas.
Vieira destaca que o impacto financeiro seria limitado, representando um aumento de menos de 15% no orçamento do Bolsa Família, mas traria benefícios significativos ao evitar custos maiores com desastres naturais. “O custo da perda de vidas e da reconstrução depois dos desastres é muito maior quando não há planejamento e preparo”, defende o senador.
O projeto tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde aguarda a apresentação de emendas.
» MAIS LIDAS
-
1
ÀS ESCONDIDAS
Atendendo orientações de Neno, vereadores da Laje votam contra professores e causam revolta
-
2
ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa candidaturas do PT em Dois Riachos por fraude à cota de gênero
-
3
POLÍCIA
Suspeito de tentativa de homicídio é preso com drogas e simulacro de arma no Clima Bom
-
4
DESTINAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
MST ocupa fazenda improdutiva no Agreste de Alagoas neste sábado (26)
-
5
Dino quer que Congresso informe como vai identificar autor de emendas