» Sociedade
Conta de luz não terá custo extra em janeiro de 2025, confirma Aneel
Bandeira tarifária verde segue em vigor devido às condições favoráveis de geração de energia no Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (27/12) que a bandeira tarifária para janeiro de 2025 será verde. Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores.
A bandeira verde tem prevalecido quase de forma contínua desde abril de 2022, com exceção dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2024. Essa tendência favorável foi retomada em dezembro de 2024 e se mantém em janeiro de 2025, graças às condições positivas de geração de energia no Brasil.
O período chuvoso contribuiu significativamente para a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas, o que aumenta a geração de energia a custos menores. Isso reduz a necessidade de ativar usinas termelétricas, que têm custos operacionais mais altos e impactam diretamente as tarifas.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias da ANEEL é uma ferramenta que traz maior transparência para os consumidores, permitindo o acompanhamento mensal das condições de geração de energia no Brasil.
Embora o cenário atual seja favorável, a ANEEL reforça a importância de práticas de consumo consciente de energia elétrica. Economizar energia ajuda a evitar desperdícios e contribui para a sustentabilidade do setor, garantindo benefícios a longo prazo.
» MAIS LIDAS
-
1
LAUDO APONTOU DOENÇA CARDÍACA
Família contesta laudo e acusa PM de abuso em morte de jovem durante carnaval em Taquarana
-
2
PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (17)
Governador Paulo Dantas vai assinar ordem de serviço para construção de escola em Ibateguara
-
3
NO BENEDITO BENTES
Corpo encontrado no Benedito Bentes pode ser de jovem desaparecida
-
4
MUDANÇAS
JHC troca secretários em movimento para fortalecer apoio na Câmara
-
5
AGRICULTURA FAMILIAR
Presidente da Emater realiza entrega de furgões para fortalecer o PAA em Alagoas