» Sociedade
Alagoanos pagarão mais caro pela energia em outubro com bandeira vermelha
Cobrança adicional será de R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos

Os alagoanos enfrentarão um aumento na conta de luz em outubro, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciar a adoção da bandeira tarifária vermelha, patamar 2. Com essa decisão, os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) terão um acréscimo de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A mudança é motivada por fatores como o risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), resultado das previsões de baixa afluência nos reservatórios das hidrelétricas e da elevação do custo da energia no mercado. A sequência de bandeiras verdes, que havia começado em abril de 2022, foi interrompida em julho de 2024.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, visa alertar os consumidores sobre o custo da geração de energia no país. A cor da bandeira indica se o consumidor enfrentará tarifas mais altas, permitindo que ajustes no consumo sejam feitos para evitar um impacto maior na conta de luz.
A ANEEL também reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
» MAIS LIDAS
-
1
GG sem cargo
Confira a portaria com a exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo
-
2
Trânsito lento
Batida entre cinco carros causa lentidão na Avenida Afrânio Lages, em Maceió
-
3
Agora é com o Judiciário
Tentativa de Golpe: Prefeito de Rio Largo entra na Justiça para barrar afastamento
-
4
SEM CONSENSO
Governo de Alagoas mantém proposta de majoração salarial para policiais civis
-
5
DEU DETALHES
Exclusivo: Vereador explica como tentativa de golpe aconteceu e impactos para Rio Largo