» Sociedade

Paulo Dantas assina decretos para fortalecer a indústria sucroenergética de Alagoas

Novos decretos promovem o etanol de baixo carbono e elevam a competitividade do setor

Paulo Dantas assina decretos para fortalecer a indústria sucroenergética de Alagoas - Fotos: Agência Alagoas

Na noite desta sexta-feira (30/8), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, assinou dois decretos que visam impulsionar a indústria sucroenergética do estado. A assinatura dos decretos aconteceu durante a solenidade em comemoração aos 80 anos do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol do Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), realizada no Espaço Armazém, em Maceió.

O primeiro decreto institui o programa Exygen, que permitirá a produção de etanol de baixo carbono a partir dos resíduos da cana-de-açúcar. Já o segundo decreto visa aumentar a competitividade da indústria sucroenergética em âmbito nacional. “É com muita alegria que comemoramos, junto aos representantes do setor, os 80 anos do Sindaçúcar e apresentamos essas novas medidas que fortalecerão ainda mais a nossa economia e a sustentabilidade ambiental,” destacou Paulo durante a cerimônia.

O programa Exygen é um projeto inovador que reúne as indústrias GranBio, Grupo Carlos Lyra e Impacto. Ele visa a produção de etanol de baixo carbono, utilizando melaço, um subproduto da cana-de-açúcar. O etanol será empregado principalmente em aviação e navegação marítima, setores que têm grandes desafios de sustentabilidade.

A planta de produção terá capacidade para gerar 120 milhões de litros de etanol por ano e começará a operar ainda em 2024. O investimento total é superior a 200 milhões de dólares e deverá criar 510 empregos diretos e indiretos, além de reduzir em 10 milhões de toneladas as emissões de CO2.

O presidente do Sindaçúcar, Pedro Robério, elogiou os decretos e a continuidade das políticas fiscais iniciadas na gestão do ex-governador Renan Filho. “Esses dois decretos assinados pelo governador Paulo Dantas complementam essa etapa de regulação fiscal, que já foi exitosa desde 2018, implementada pelo então governador Renan Filho. Será um motivo também de agradecimento e de muita satisfação nossa”, afirmou Robério.

O secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, ressaltou a importância da segurança jurídica para o sucesso do programa Exygen, destacando o papel do Confaz na autorização do projeto.

Além do governador, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor; e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho.