» Política
Lei garante apoio e acolhimento às famílias de pessoas autistas em Alagoas
Nova legislação oferece acolhimento, capacitação e suporte psicológico para pais e responsáveis

O governo de Alagoas sancionou a Lei nº 9.413/2024, que estabelece a Política Pública de Apoio, Acolhimento e Capacitação aos pais ou responsáveis legais de pessoas autistas. A nova legislação tem como objetivo oferecer suporte emocional e prático para que as famílias possam enfrentar os desafios do cotidiano e promover a inclusão de seus filhos no ambiente social.
A nova lei prevê uma série de ações, incluindo apoio psicológico para os responsáveis, encontros entre famílias, além de palestras e workshops informativos sobre o autismo. Também serão promovidas atividades lúdicas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos, ajudando no desenvolvimento das crianças autistas de maneira mais saudável e inclusiva.
O objetivo principal da política pública é criar um ambiente de acolhimento, onde os pais possam se sentir compreendidos e apoiados. A lei oferece um espaço para troca de experiências, construção de uma rede de apoio mútuo e a promoção de atividades que beneficiam tanto o desenvolvimento das crianças quanto o bem-estar emocional das famílias.
“Essa lei é um marco para Alagoas e demonstra o nosso compromisso com a inclusão e o bem-estar das pessoas com autismo e suas famílias. Sabemos que os pais e responsáveis enfrentam muitos desafios e essa política vai oferecer o apoio necessário para que eles possam cuidar de seus filhos com mais tranquilidade e segurança", afirmou a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça.
» MAIS LIDAS
-
1
DIA DE DILIGÊNCIAS
Mãe de bebê sequestrada em Novo Lino muda versão e amplia mistério sobre o caso
-
2
DESDE SEXTA
Sequestro de recém-nascida completa 72 horas sem pistas em Alagoas; polícia intensifica buscas
-
3
ABSURDO
Mulher escapa de cárcere privado e tentativa de feminicídio em Arapiraca
-
4
CONGESTIONADO
Manifestantes bloqueiam BR-104 em União dos Palmares nesta segunda (14)
-
5
AGRESSOR FOI PRESO
Ex-companheiro invade residência com marreta e faca em Rio Largo