» Sociedade

Seduc realiza seleção simplificada para professor bolsista

As inscrições serão exclusivamente online, no período de 21 de janeiro a 5 de fevereiro, nos sites da Seduc

Serão ofertadas 240 vagas, sendo 5% destinadas para pessoas com deficiência - Fotos: Agência Alagoas

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou nesta segunda-feira (20) o edital do Processo Seletivo Simplificado para composição de banco de dados de professores de educação profissional para atuarem como instrutores temporários, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas Unidades de Ensino da Rede Estadual. As inscrições serão exclusivamente online, no período de 21/01 a 05/02/2025, nos sites da Seduc/AL: https://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao e www.educacao.al.gov.br, onde também está disponível o edital na íntegra.

Serão ofertadas 240 vagas, sendo 5% destinadas para pessoas com deficiência, distribuídas para atuação nas 13 Gerências Especiais da Educação (GEEs) em todo o estado. O candidato só poderá fazer uma inscrição para uma única Unidade de Ensino, bem como para uma única Gerência Especial da Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Já o bolsista selecionado não poderá acumular bolsas do Pronatec-Bolsa Formação.

A avaliação será realizada por meio de Titulação e de Experiência Profissional, sempre respeitando a formação exigida, de acordo com o Eixo Tecnológico. Em caso de empate, prioritariamente, o desempate será estabelecido por meio da seguinte ordem: 1º) maior idade cronológica; 2º) maior pontuação na experiência.

A jornada semanal para Professor Bolsista temporário será de até 20 horas e o valor pago, a título de Bolsa, será calculado levando em consideração o valor de R$35 reais a hora trabalhada.

Investimento e Expansão

A Seduc acredita no papel estratégico da Educação Profissional para o desenvolvimento socioeconômico do estado, conectando formação educacional às demandas do mercado de trabalho. Para isso, promoveu a expansão da oferta de cursos técnicos nas escolas de ensino médio integral.

De acordo com a gerente especial de Fortalecimento da Educação Profissional da Seduc, Clerisvalda de Araújo Menezes, a oferta de cursos teve uma expansão significativa entre 2024 e 2025. Em 2024 foram ofertadas 110 turmas de Educação Profissional, abrangendo 18 cursos, distribuídos em 55 municípios, beneficiando 4.142 estudantes. Para 2025, a secretaria planeja uma expansão significativa com mais 146 novas turmas, contemplando 5.849 novas vagas, totalizando, nos dois anos, 256 turmas e quase 10 mil estudantes contemplados. Neste ano ainda ocorrerá a ampliação da oferta de mais dois cursos técnicos – Informática e Recursos Humanos (RH) –, passando de 18 para 20 cursos, em 57 municípios.

“Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo da gestão estadual em preparar os jovens alagoanos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico, promovendo oportunidades que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico e o fortalecimento das comunidades locais”, avalia a gerente.

Os 20 cursos técnicos ofertados em 2025 serão: Técnico em Administração; Técnico em Comércio; Técnico em Condomínio; Técnico em Contabilidade; Técnico em Cooperativismo; Técnico em Logística; Técnico em Marketing; Técnico em Recursos Humanos; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Técnico em Redes de Computadores; Técnico em Informática; Técnico em Artesanato; Técnico em Design de Interiores; Técnico em Design Gráfico; Técnico em Publicidade; Técnico em Plásticos; Técnico em Agricultura; Técnico em Guia de Turismo; Técnico em Hospedagem; Técnico em Restaurante e Bar.

Parcerias

Ainda visando o fortalecimento da Educação Profissionalizante, a Seduc também tem investido em parcerias como a Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE). Em encontro realizado este mês, com a participação de gerentes, gestores de rede, técnicos de acompanhamento à Gestão (TAGs) das 13 GEEs, foi realizada uma análise das iniciativas voltadas ao desenvolvimento técnico e profissional dos estudantes da rede pública estadual. Foram trabalhados temas como apresentação do planejamento para a oferta de Educação Profissional em 2025, as estratégias de mobilização das escolas para o início do ano letivo, orientações sobre a operacionalização dos cursos técnicos, dentre outras.