» Sociedade
Petrobras anuncia redução de 1% nos preços do gás natural a partir de fevereiro
Ajuste, que entra em vigor no sábado (1º), reflete oscilações do petróleo e da taxa de câmbio, mas não afeta o preço do gás de cozinha

A Petrobras anunciou que vai aplicar a redução média de 1% nos preços do gás natural, em relação ao trimestre anterior, às distribuidoras. Os novos valores passam a valer a partir de sábado, dia 1º de fevereiro.
De acordo com a estatal, os contratos com as distribuidoras preveem atualizações, a cada três meses, da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio real/dólar.
Para o trimestre que inicia em fevereiro, a referência do petróleo caiu 6% e o câmbio teve depreciação de 5,3%.
Desde dezembro de 2022, segundo a companhia, o preço médio da molécula vendida às distribuidoras acumula uma redução de até 23%, incluindo os efeitos da redução em fevereiro deste ano e a aplicação dos prêmios por performance e de incentivo à demanda, aprovados em maio e outubro de 2024, respectivamente.
A Petrobras ressaltou que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens e pelos tributos federais e estaduais. No caso do gás natural veicular, inclui também os custos dos postos de revenda.
A companhia destaca ainda que o ajuste do dia 1º de fevereiro não se refere ao preço do gás de cozinha, envasado em botijões ou vendido a granel.
» MAIS LIDAS
-
1
CATEGORIA CRITICA
Rodoviários de Alagoas exigem renovação no SINTTRO após gestão frustrante de Sandro Reges
-
2
VEJA O MOMENTO
Constrangimento: Governador Paulo Dantas é vaiado por professores e encerra evento às pressas
-
3
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
4
EM PROTESTO
Movimentos sociais se mobilizam em cartório de Branquinha por acesso a documentos sobre terras da Usina Laginha
-
5
DESCASO
Servidores da saúde de Atalaia anunciam paralisação em protesto por melhores condições