» Sociedade
Petrobras anuncia redução de 1% nos preços do gás natural a partir de fevereiro
Ajuste, que entra em vigor no sábado (1º), reflete oscilações do petróleo e da taxa de câmbio, mas não afeta o preço do gás de cozinha
A Petrobras anunciou que vai aplicar a redução média de 1% nos preços do gás natural, em relação ao trimestre anterior, às distribuidoras. Os novos valores passam a valer a partir de sábado, dia 1º de fevereiro.
De acordo com a estatal, os contratos com as distribuidoras preveem atualizações, a cada três meses, da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio real/dólar.
Para o trimestre que inicia em fevereiro, a referência do petróleo caiu 6% e o câmbio teve depreciação de 5,3%.
Desde dezembro de 2022, segundo a companhia, o preço médio da molécula vendida às distribuidoras acumula uma redução de até 23%, incluindo os efeitos da redução em fevereiro deste ano e a aplicação dos prêmios por performance e de incentivo à demanda, aprovados em maio e outubro de 2024, respectivamente.
A Petrobras ressaltou que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens e pelos tributos federais e estaduais. No caso do gás natural veicular, inclui também os custos dos postos de revenda.
A companhia destaca ainda que o ajuste do dia 1º de fevereiro não se refere ao preço do gás de cozinha, envasado em botijões ou vendido a granel.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
2
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
3
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
4
INCENTIVO À CULTURA
Senador surpreende e lista os 10 artistas que mais ganharam dinheiro com a Lei Rouanet
-
5
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF