» Sociedade
Justiça marca julgamento de quatro dos sete réus pela morte de Kléber Malaquias
Júri foi transferido por questões de segurança e ocorrerá na 8ª Vara Criminal da capital

Quatro dos sete réus acusados pelo assassinato do ativista político Kléber Malaquias serão julgados no dia 17 de fevereiro, no plenário da 8ª Vara Criminal de Maceió. O caso, inicialmente previsto para ser julgado em Rio Largo, foi transferido para a capital alagoana devido à sua complexidade e ao envolvimento de agentes e ex-agentes da segurança pública.
» LEIA TAMBÉM
- APÓS AÇÃO DO MPAL Delegado acusado de interferir nas investigações do caso Kleber Malaquias é afastado
- ALAGOAS Polícia Federal transfere acusado de homicídio de Kleber Malaquias para presídio federal
- ALAGOAS Reviravolta: Empresário denuncia Cristina Gonçalves como mandante da morte de Kleber Malaquias
A denúncia, apresentada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), aponta que o crime foi um homicídio duplamente qualificado, praticado sem chance de defesa da vítima e mediante promessa de recompensa. A acusação será conduzida pelos promotores de Justiça Lídia Malta e Thiago Riff.
O julgamento estava previsto para julho de 2023, mas foi adiado após a descoberta de uma fraude processual. Segundo o MPAL e a Polícia Federal, um delegado da Polícia Civil, um agente da corporação e testemunhas forjaram provas para atribuir o crime a um policial já falecido. Com a revelação da trama, o julgamento foi redesignado para fevereiro deste ano.
A promotora Lídia Malta explicou que a transferência para Maceió foi necessária para garantir a segurança do processo, uma vez que o homicídio tem características de crime de mando. O júri ocorrerá no Fórum Desembargador Maia Fernandes, a partir das 8h.
O crime
Kléber Malaquias foi assassinado a tiros no dia do seu aniversário, em 15 de julho de 2020, dentro do Bar da Buchada, na cidade de Rio Largo. Conhecido por denunciar políticos e colaborar com investigações do MPAL, ele teria sido morto por encomenda. O Ministério Público segue apurando a identidade do mandante do crime.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
DIA DE DILIGÊNCIAS
Mãe de bebê sequestrada em Novo Lino muda versão e amplia mistério sobre o caso
-
2
DESDE SEXTA
Sequestro de recém-nascida completa 72 horas sem pistas em Alagoas; polícia intensifica buscas
-
3
ABSURDO
Mulher escapa de cárcere privado e tentativa de feminicídio em Arapiraca
-
4
CONGESTIONADO
Manifestantes bloqueiam BR-104 em União dos Palmares nesta segunda (14)
-
5
AGRESSOR FOI PRESO
Ex-companheiro invade residência com marreta e faca em Rio Largo