» Sociedade
MP de Alagoas realiza inspeção em casa de acolhimento na cidade de Murici
Objetivo é garantir o cumprimento das normas e aprimorar atendimento às crianças e adolescentes

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) iniciou, nesta quarta-feira (19/2), uma inspeção na Casa de Acolhimento da Região do Vale do Mundaú Professora Diva Aragão, na cidade de Murici. A ação foi conduzida pela promotora de Justiça Ilda Regina Reis, com o apoio da psicóloga Laís Macêdo Vilas Boas e da assistente social Claritiana Janaína dos Santos Pereira, ambas do Núcleo de Apoio Técnico do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop).
A iniciativa segue a Resolução nº 293/2024 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que determina a realização de inspeções semestrais em serviços de acolhimento familiar e institucional. A primeira visita do ano deve ocorrer entre fevereiro e abril, enquanto a segunda deve ser realizada entre setembro e novembro.
Segundo a promotora Ilda Regina Reis, a inspeção visa garantir que a unidade esteja funcionando dentro das diretrizes estabelecidas e promover melhorias nos serviços prestados. "Fizemos a primeira visita ordinária, conforme a Resolução do CNMP, na casa de acolhimento de Murici. Tivemos o acompanhamento da assistente social e da psicóloga do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Caop. A ideia é contribuir para que esse monitoramento, que é uma responsabilidade do Ministério Público, funcione de forma eficiente, garantindo melhorias para o abrigo que promove os direitos de crianças e adolescentes", destacou a promotora.
Com a inspeção finalizada, será elaborado um relatório técnico com recomendações para aprimorar o funcionamento do abrigo, incluindo ajustes na regularização de visitas, divisão de tarefas e melhoria na rotina de cuidados com os acolhidos.
Avaliação e suporte
Além de observar a estrutura e o atendimento prestado na casa de acolhimento, a equipe técnica do MPAL analisará toda a documentação da unidade, verificando se os profissionais estão atuando conforme as normativas vigentes de proteção à infância e juventude. Caso a direção do abrigo necessite de apoio, o Ministério Público se manterá à disposição para oferecer suporte e orientação.
*Com informações da Assessoria
» MAIS LIDAS
-
1
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura
-
2
APRESENTAVA SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Mulher é presa após invadir casa do ex e ameaçá-lo de morte em União dos Palmares
-
3
SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Homem sofre queda de moto em União dos Palmares e é socorrido pelo Corpo de Bombeiros
-
4
NA BR-104
Homem de 52 anos é atropelado e morre em União dos Palmares; motorista fugiu do local
-
5
HOSPITAL PARTICULAR
Homem invade centro cirúrgico durante procedimento e PM é acionada em Maceió