» Sociedade

Incêndio em área de preservação em Japaratinga é investigado por perícia ambiental

Polícia Científica realiza investigação para apurar possível crime ambiental em área de preservação no litoral Norte de Alagoas

Área de vegetação nativa, próximo à torre de telecomunicação e da faixa litorânea da praia foi atingida por incêndio em 2024 - Fotos: Ascom Perícia Oficial

A Polícia Científica de Alagoas realizou uma perícia ambiental nesta quarta-feira (19/2) para investigar um incêndio que atingiu uma área de vegetação nativa em Japaratinga, um dos destinos turísticos mais procurados da Costa dos Corais. O fogo, ocorrido em janeiro de 2024, levantou suspeitas de crime ambiental e foi denunciado à Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar as causas do incidente.

A perícia foi conduzida pelo recém-criado setor de perícias ambientais do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM). A equipe, composta por cinco peritos criminais, utilizou equipamentos especializados e drones para mapear a área afetada e coletar vestígios que possam esclarecer as circunstâncias do incêndio.

Segundo o chefe do ICM, Charles Mariano, os incêndios florestais no Brasil são, na maioria das vezes, provocados pela ação humana, seja por negligência ou de forma intencional. “O trabalho da perícia criminal é auxiliar as investigações por meio de provas técnicas. Agora, a partir dos levantamentos feitos na área, a equipe irá elaborar um laudo pericial onde será apresentada uma estimativa da área onde ocorreu o dano ambiental e uma descrição dos vestígios encontrados para elucidar esse inquérito policial”, explicou.

Além de Mariano, participaram da perícia o perito-geral adjunto Wellington Melo e os peritos criminais Jana Kelly, Lincoln Machado e Natália Gonzaga e Jana Kelly. Ele ressaltou que, a partir da criação do novo departamento, com peritos criminais especialistas na área, a Polícia Científica irá atuar para inibir a conduta criminosa e fortalecer a proteção da fauna, flora e da natureza em geral.

*Com informações da Assessoria