» Sociedade

PMAL apresenta planejamento para garantir segurança durante a folia

Mais de 2.200 policiais serão mobilizados diariamente em todas as regiões do estado

Operação terá foco na prevenção e no patrulhamento ostensivo - Fotos: Igor Lessa / Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) divulgou, nesta quinta-feira (20), o planejamento detalhado para a Operação Carnaval 2025, que terá como foco a prevenção e o patrulhamento ostensivo em todo o estado. A operação abrangerá as cinco grandes regiões de Alagoas – Metropolitana, Norte e Zona da Mata, Agreste, Sertão e Sul –, com a mobilização de mais de 2.200 policiais por dia durante o período oficial da festa, que vai do Sábado de Zé Pereira (1º de março) até a Quarta-feira de Cinzas (5 de março).

O anúncio foi feito durante uma reunião no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), em Maceió, presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. Ele destacou que a operação visa garantir a segurança tanto dos foliões quanto dos moradores que preferem descansar durante o feriado. “Estamos intensificando a segurança em todo o estado, do Norte ao Sul, do Litoral ao Sertão, para proteger alagoanos e turistas. Nosso objetivo é proporcionar uma festa segura e tranquila para todos”, afirmou.

Estratégia por região


A operação foi planejada considerando as especificidades de cada região, com atenção especial aos municípios que possuem tradição carnavalesca e aqueles que firmaram Termos de Ajuste de Conduta (TACs) com o poder público. Confira os detalhes por região:

Região Metropolitana


Efetivo:
763 policiais por dia, sendo 398 das unidades de área e 365 de batalhões e companhias especializadas.

Unidades envolvidas:
1º BPM, 4º BPM, 5º BPM, 8º BPM, 12º BPM, 13º BPM, 2ª CPM/I, 4ª CPM/I e 5ª CPM/I, além de unidades como BPRv, Bope, Choque, Raio, Rotam, BPTran, BPEsc, BPA e RPMon.

Viaturas:
103 do policiamento ordinário e 45 de reforço.

Municípios atendidos:
Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Barra de São Miguel.

Região Norte e Zona da Mata


Efetivo:
451 policiais por dia.

Unidades envolvidas:
2º BPM, 6º BPM, 14º BPM e 8ª CPM/I.

Viaturas:
112.

Municípios com destaque:
São José da Laje, Maragogi, Murici e Matriz de Camaragibe.

Região Agreste


Efetivo:
459 policiais por dia.

Unidades envolvidas:
3º BPM, 10º BPM, 3ª CPM/I e 7ª CPM/I.

Viaturas:
120.

Municípios atendidos:
28 cidades, com foco em locais de eventos.

Região do Sertão


Efetivo:
294 policiais por dia.

Unidades envolvidas:
7º BPM, 9º BPM, 6ª CPM/I e Copes.

Viaturas:
59.

Municípios com destaque:
Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Olho D'Água das Flores, Delmiro Gouveia, Piranhas, Mata Grande e Belo Monte.

Região Sul


Efetivo:
336 policiais por dia.

Viaturas:
70.

Municípios atendidos:
Penedo, Igreja Nova, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, Coruripe, Jequiá da Praia, Feliz Deserto e São Miguel dos Campos.

Compromisso com a segurança e a paz


Durante a reunião, o coronel Paulo Amorim reforçou a importância do empenho de todos os policiais envolvidos na operação. “Contamos com o trabalho de cada um, seja nas guarnições motorizadas, patrulhas a pé ou no policiamento montado. O esforço de oficiais e praças é indispensável para cumprirmos nossa missão de servir e proteger”, destacou.

Ele também ressaltou o compromisso da PMAL em aprimorar a segurança a cada ano. “Nossa expectativa é que, assim como nas prévias carnavalescas da Capital, o Carnaval de 2025 seja marcado por muita paz e segurança para a população e os visitantes em todo o estado”, concluiu.

Participação de lideranças


A reunião contou com a presença de representantes dos comandos regionais, além do subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, do diretor de Finanças, coronel Carlos Luna, e do diretor de Logística, coronel Carlos Azevedo. O planejamento detalhado e a integração entre as unidades reforçam o compromisso da PMAL em garantir um Carnaval seguro e tranquilo para todos.

Com assessoria PMAL