» Política

Vereador cobra pagamento de insalubridade e critica gestão da Saúde em Novo Lino

Parlamentar destaca condições precárias e acusa secretário de perseguição aos profissionais da saúde

Vereador cobra pagamento de insalubridade e critica gestão da Saúde em Novo Lino - Fotos: Reprodução

Durante a sessão desta quarta-feira (27/2), o vereador de Novo Lino, David Rafael, usou a tribuna para cobrar o pagamento adequado do adicional de insalubridade para os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e demais profissionais da área. Segundo o parlamentar, o município é o que menos paga esse benefício na região, com um percentual de apenas 10%, enquanto outras cidades vizinhas garantem entre 20% e 40%.

Rafael destacou que a insalubridade foi estabelecida ainda em 2010, na gestão do ex-prefeito Everaldo Barbosa, e que, mesmo após 15 anos, não houve reajuste. Ele ressaltou a importância dos profissionais da saúde, especialmente pelo trabalho desempenhado durante a pandemia, e reforçou a necessidade de valorização da categoria.

O parlamentar também fez duras críticas ao secretário Municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Gomes, acusando-o de perseguição política e falta de gestão. O vereador cobrou a reintegração de quatro servidores da área de Endemias que ainda não retornaram ao trabalho, apesar de promessas feitas pela administração.

Além disso, David Rafael também denunciou problemas estruturais no setor de Endemias, relatando que encontrou o local em condições precárias, com sujeira e infestação de morcegos. Ele afirmou que apenas após sua visita e denúncia houve melhorias no ambiente. "Hoje o setor tá um brinco, mas não é por causa do senhor, não é por causa de mim que fui lá. Filmei. Eu tenho até as provas aqui", afirmou.

Finalizando seu discurso, David Rafael reforçou seu compromisso com os profissionais da saúde e prometeu continuar cobrando melhores condições de trabalho e valorização da categoria. "Então o secretário, ao invés de perseguir o povo, bota o povo pra trabalhar, que foi o povo que elegeu sua filha e que colocou o senhor no seu emprego", concluiu.