» Sociedade
Vigilância Sanitária orienta sobre consumo adequado de alimentos e bebidas no Carnaval
Produtos devem estar em excelente estado de conservação para não causar danos à saúde dos consumidores
Uma das épocas mais aguardadas do ano chegou. O Carnaval é sinônimo de alegria entre aqueles que festejam durante este período, no qual é comum o grande consumo de alimentos e bebidas nos locais onde a folia acontece. Por isso, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) reforça a importância dos foliões estarem atentos à qualidade dos produtos antes de consumi-los fora de casa para evitar qualquer complicação desnecessária à saúde.
O chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, orienta à população a observar atentamente os alimentos e bebidas que serão consumidos durante as festividades carnavalescas.
“O consumidor precisa ter bastante cuidado ao se dirigir a um restaurante, lanchonete ou ambulante neste período de carnaval, que é um momento de muita animação, mas também um momento para ter cuidado com a saúde. Os foliões precisam estar atentos com o que consomem nas ruas para que não contrariem doenças ao ingerir um alimento contaminado”, orienta.
Consumo de alimentos
O consumidor precisa estar atento também ao famoso “churrasquinho”, que deve ser assado na hora em que o cliente irá consumir. Portanto, Airton Santos destaca que é necessário observar a situação desse e outros alimentos.
“O churrasquinho precisa ser assado na hora, não pode ser requentado do dia anterior. Os foliões devem se atentar também ao óleo do acarajé ou da batatinha frita, pois não deve ter a aparência muito escura, o que significa que já foi reaproveitado de dias anteriores”, alerta o chefe especial da Visa.
A tapioca também é um alimento bastante consumido na capital. A Vigilância também orienta que os consumidores observem bem o local que está sendo feito esse alimento, como a higienização do ambiente e de utensílios, o correto manuseio e armazenamento desse e outros alimentos, além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
Bebidas e gelo
Quanto às bebidas, o chefe especial da Vigilância Sanitária destaca a importância da higienização. “Antes de levar à boca ou colocar no copo, é necessário higienizar bem a tampa da lata e garrafas com guardanapo. É importante ter cuidado com o gelo que vai ser colocado nessa bebida, pois tem que ser feito com água potável. E o consumo de bebidas deve ser feito apenas se estiverem em suas embalagens originais”, explica.
Como denunciar?
Ao observar irregularidades, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Maceió e realizar a denúncia através do telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior