» Sociedade
Sesau treina novos agentes de endemias municipais para o combate às arboviroses
Curso de capacitação busca fortalecer o enfrentamento à dengue, zika e chikungunya no território alagoano

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, nesta semana, mais um curso de capacitação para novos agentes de endemias de vários municípios de Alagoas. O treinamento, iniciado na segunda-feira (10), é voltado para o combate às arboviroses, e ocorre até a sexta-feira (14), no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Poço, em Maceió.
Com carga horária de 40 horas, o treinamento tem o objetivo de aprimorar o enfrentamento à dengue, zika e chikungunya no território alagoano.
A nova turma é formada por 27 novos agentes dos municípios de Capela, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Murici, Senador Rui Palmeira, Santana do Mundaú, Porto Calvo e Poço das Trincheiras.
O supervisor de endemias da Sesau, Paulo Protásio, destaca a importância da ampliação do combate às arboviroses. “Esses novos agentes vão reforçar as equipes municipais para desenvolver as atividades através das visitas domiciliares para o controle do Aedes aegypti. Durante essa capacitação, eles vão aprender mais sobre o mosquito, as doenças transmitidas e como combater esse mal de forma mais eficiente”, disse.
Impacto positivo
A agente de endemias do município de Capela, Alana Almeida é uma das participantes do treinamento ofertado pela Sesau e afirmou que o curso vai impactar positivamente no trabalho desenvolvido por ela.
“Tem sido muito enriquecedor para todos nós o conteúdo. Vai nos ajudar muito na nossa atividade diária. Toda a organização, os professores e a Sesau estão de parabéns por se preocupar com a qualificação dos agentes. A expectativa agora é voltar para o meu município e colocar em prática tudo que aprendemos”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, frisou que a pasta tem realizado nos últimos anos diversas capacitações com o objetivo de aumentar a prevenção e aprimorar os serviços oferecidos aos alagoanos.
“Nosso propósito é capacitar os profissionais dos 102 municípios de Alagoas para que possamos melhorar, cada vez mais, o combate às arboviroses. Vamos seguir nessa linha, investindo no conhecimento para proteger nossa gente”, ressaltou o gestor da Sesau.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
3
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
4
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
5
ALAGOAS EM ALERTA
Chuvas intensas elevam níveis de rios e ameaçam comunidades ribeirinhas