» Sociedade
Caso Braskem: estudo aponta movimentações do solo além da Av. Fernandes Lima
Defensoria Pública de Alagoas alerta para falhas no monitoramento e pede revisão urgente da delimitação da área de risco
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) divulgou, nesta terça-feira (11), uma Nota Técnica elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que aponta indícios de subsidência em áreas de Maceió além dos limites oficiais de risco estabelecidos. O documento, publicado em abril de 2022, mas só agora conhecido pela DPE/AL, revela que a extensão do afundamento do solo pode estar subestimada desde 2022, com movimentações detectadas até além da Avenida Fernandes Lima.
O defensor público Ricardo Melro, do Núcleo de Proteção Coletiva, destacou a necessidade de esclarecimentos urgentes com a CPRM e a Defesa Civil. “É fundamental entender o cenário atual e exigir providências para proteger a população e os imóveis afetados”, afirmou. A Nota Técnica indica que áreas como Flexal de Cima, Flexal de Baixo, Bom Parto e Marquês de Abrantes, que estão fora da zona oficial de risco, apresentam sinais de subsidência.
O documento também aponta falhas no monitoramento do solo, destacando que o método atual de interferometria pode ignorar subsidências menores que 5 mm/ano. Rachaduras possivelmente ligadas ao afundamento foram identificadas, mas a confirmação depende de estudos mais detalhados, como o uso de Laser Scanner e topografia de alta precisão, que nunca foram realizados.
Além disso, a Nota Técnica alerta que os impactos sociais, econômicos e psicológicos da subsidência seguem sem mitigação adequada, deixando a população exposta a riscos. A velocidade do afundamento registrada em 2022 não foi somada à de 2018, o que pode mascarar a gravidade do problema.
Ricardo Melro anunciou que a Defensoria recomendará à CPRM e à Defesa Civil a implementação de metodologias mais precisas, como o Laser Scanner e a topografia detalhada, além da revisão da delimitação da área de risco e novas inspeções nas regiões do Flexal de Cima e Flexal de Baixo.
» MAIS LIDAS
-
1
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
2
ELEIÇÕES 2026
Coronel Ivon acelera articulação e mira eleições legislativas com expansão estadual do PRD
-
3
ECONOMIA
Reforma tributária não vai elevar aluguéis e reduz impostos para a maioria dos locadores
-
4
POLÍCIA
Corpo de homem é localizado às margens da BR-104 em Branquinha
-
5
ALAGOAS
Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em cidades de Alagoas nesta terça-feira (20)