» Polícia

PF deflagra operação em AL para combater abuso sexual de crianças e adolescentes

Operação Nacional Proteção Integral cumpre 72 mandados de busca e apreensão em 22 estados; 26 prisões em flagrante foram realizadas

Operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (12) - Fotos: Ascom Polícia Federal/Divulgação

Nesta quarta-feira (12), a Polícia Federal (PF) deu um importante passo no combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes em Alagoas e em outros estados brasileiros. A Operação Nacional Proteção Integral cumpriu 72 mandados de busca e apreensão em 22 estados da federação, com o objetivo de identificar e prender criminosos que atuam na internet para armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.

Em Alagoas, a operação resultou na expedição de um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. No total, a ação mobilizou 340 policiais federais e resultou em 26 prisões em flagrante em todo o país.

A operação foi coordenada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF e teve como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal, que garantem a proteção integral e a prioridade absoluta aos direitos das crianças e adolescentes.

A PF alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar os jovens no mundo virtual, prevenindo riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes. Denúncias sobre crimes dessa natureza podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100 ou diretamente à Polícia Federal.

Balanço da Operação

Estados participantes: 22

Mandados de busca e apreensão: 73

Prisões preventivas: 6

Prisões em flagrante: 26

Inquéritos policiais instaurados: 60