» Sociedade

Arraias mortas são encontradas na Praia de São Bento, em Maragogi

Fenômeno ocorreu na manhã desta sexta-feira (21), e autoridades investigam possíveis causas relacionadas a fatores ambientais

Arraias mortas são encontradas na Praia de São Bento, em Maragogi - Fotos: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (21/3), dezenas de arraias da espécie conhecida como "boca de gaveta" foram encontradas mortas na faixa de areia da Praia de São Bento, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. O cenário chocou os transeuntes que passavam pela região, com os animais aparentemente encalhados na areia.

Até o momento, não foi possível determinar com exatidão a quantidade de arraias mortas nem as causas que levaram à morte dos animais. No entanto, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Maragogi informou que os animais teriam sido trazidos à costa pela maré, acompanhados por sargaços.

"Recebemos relatos sobre a aparição de arraias da espécie 'boca de gaveta' na praia, numa área próxima a São Bento. Conversamos com moradores locais e foi confirmado que os animais não chegaram à costa devido a uma limpeza de redes, mas sim trazidos pela maré junto com o sargaço", explicou a secretária Hevine Cláudio.

A Semarh acrescentou que fenômenos semelhantes já ocorreram na região, incluindo um caso no mesmo período do ano passado, quando cerca de 10 arraias apareceram na mesma área. A secretária ainda destacou que, embora não se possa afirmar com certeza a causa dessa morte em massa, fatores ambientais como correntes marinhas, temperatura da água e aumento da presença de sargaço podem estar influenciando esse tipo de ocorrência.

Segundo a Prefeitura de Maragogi, não há indícios concretos de crime ambiental até o momento. Vale lembrar que um evento semelhante ocorreu em fevereiro, na Praia do Itararé, em São Vicente, no Litoral Sul de São Paulo, onde dezenas de arraias da espécie ticonha, ameaçada de extinção, foram encontradas mortas. Pesquisadores afirmam que, nessa época do ano, as arraias formam grandes cardumes e se aproximam do litoral em busca de alimento, o que pode ser um fator relacionado a esses episódios.