» Sociedade

Ministro da Educação elogia programas de ensino em Alagoas e destaca avanços na área

Camilo Santana exaltou o programa Cartão Escola 10, que inspirou a criação do Pé-de-Meia, e destacou o sucesso do ensino integral no estado durante encontro com autoridades em Maceió

Camilo foi recebido no Palácio Floriano Peixoto pelos secretários Felipe Cordeiro, do Gabinete Civil, Vitor Pereira, de Governo, e Roseane Vasconcelos, da Educação - Fotos: Pei Fon/Agência Alagoas

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou, nesta sexta-feira (21/3), as iniciativas do Governo de Alagoas na área da educação, como o programa Cartão Escola 10, que inspirou a criação do programa federal Pé-de-Meia, e a ampliação do ensino em tempo integral no estado. O encontro aconteceu no Palácio Floriano Peixoto, em Maceió, e reuniu autoridades estaduais e federais.

Recebido pelos secretários Felipe Cordeiro (Gabinete Civil) e Vitor Pereira (Governo), além do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa, Camilo ressaltou a importância de Alagoas como referência para políticas públicas de educação em nível nacional.

“O programa Pé-de-Meia, que vem transformando a realidade dos alunos brasileiros, nasceu aqui. Entender todo o processo, visitar uma escola referência em educação integral e conversar com os alunos sobre as novas mudanças no programa aproxima a comunidade. Esse é o caminho para construir um país e um estado mais humanos, mais solidários. A educação transforma vidas e dá oportunidades à nossa juventude", afirmou o ministro.

Após a reunião, Santana visitou a Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), onde conversou com alunos e professores. Ele elogiou os resultados do estado em indicadores como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a baixa taxa de reprovação escolar.

"Ver de perto uma escola que tem os altos indicadores do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básuca], baixa reprovação, praticamente quase todos os alunos aprovados no ensino médio. É isso que gostamos de ver, e espero que Alagoas continue assim e avance cada vez mais", concluiu o ministro.