» Sociedade
Ataque em rinha de galos no Equador deixa 12 mortos
De acordo com a BBC News, a polícia prendeu quatro suspeitos relacionados ao caso e apreendeu armas e uniformes falsificados das forças de segurança
Um ataque armado em uma rinha de galos na comunidade rural de La Valencia, na província de Manabí, no noroeste do Equador, deixou 12 mortos na última quinta-feira (18). De acordo com a BBC News, a polícia prendeu quatro suspeitos relacionados ao caso e apreendeu armas e uniformes falsificados das forças de segurança.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os atiradores entrando no local e disparando contra os presentes, enquanto espectadores tentavam se proteger. Autoridades locais investigam o caso, e há indícios de que os atiradores, vestidos com trajes militares falsos, pertençam a um grupo criminoso rival de pessoas que estavam no evento.
O Equador enfrenta uma escalada de violência relacionada ao tráfico de drogas. O país é usado como rota para exportação de cocaína, com cerca de 70% da droga mundial passando por seus portos antes de ser enviada para os Estados Unidos e Europa. A cocaína é trazida de países vizinhos, como Colômbia e Peru, os maiores produtores mundiais.
Dados apontam para o agravamento da situação: em janeiro deste ano, 781 homicídios foram registrados no país, o mês mais violento dos últimos tempos. O presidente do Equador, Daniel Noboa, reconheceu o impacto do tráfico na violência, atribuindo grande parte dos crimes à disputa entre gangues pelo controle de rotas de drogas.
» MAIS LIDAS
-
1
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
2
ELEIÇÕES 2026
Coronel Ivon acelera articulação e mira eleições legislativas com expansão estadual do PRD
-
3
ECONOMIA
Reforma tributária não vai elevar aluguéis e reduz impostos para a maioria dos locadores
-
4
POLÍCIA
Corpo de homem é localizado às margens da BR-104 em Branquinha
-
5
ALAGOAS
Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em cidades de Alagoas nesta terça-feira (20)