» Sociedade

Alagoas registra terceira maior proporção de mortes no trânsito envolvendo motocicletas no Brasil

Estado aparece no Atlas da Violência 2025 com 58,4% dos óbitos relacionados a acidentes com motos, atrás apenas do Piauí e do Ceará

Acidente de moto - Fotos: Imagem ilustrativa / Reprodução

Alagoas aparece em posição de destaque negativo no Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12/5), no Rio de Janeiro. O estado ocupa o terceiro lugar entre as unidades federativas com maior percentual de mortes no trânsito envolvendo motocicletas. De acordo com o levantamento, 58,4% dos óbitos registrados em acidentes de trânsito em Alagoas, em 2023, tiveram como vítimas motociclistas.

Os dados, inéditos no estudo, reforçam a gravidade do problema na Região Nordeste, onde seis estados ultrapassaram os 50% de mortes associadas a esse tipo de veículo. À frente de Alagoas, apenas o Piauí (69,4%) e o Ceará (59,5%) apresentam percentuais mais altos. A média nacional de óbitos envolvendo motos também preocupa, com 16 estados superando esse indicador.

Segundo o relatório, fatores como a precariedade das vias, baixa fiscalização, insuficiência de políticas públicas voltadas para o trânsito seguro, e a falta de educação no trânsito colaboram para o cenário alarmante. A motocicleta, embora acessível e essencial em muitas regiões para o deslocamento e o trabalho, tem se tornado protagonista de tragédias nas estradas.

Além da proporção preocupante, Alagoas também está inserida no grupo de unidades federativas que não conseguiu reduzir significativamente a taxa de óbitos no trânsito nos últimos cinco anos, segundo o estudo. Especialistas e autoridades reforçam que os dados devem servir de alerta para investimentos urgentes em campanhas educativas, melhoria da infraestrutura urbana e rodoviária, além de ações mais rigorosas de fiscalização e formação de condutores.

O Atlas da Violência é elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao governo federal, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma organização sem fins lucrativos.