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Veja como contestar os valores descontados do seu benefício do INSS

Ao todo, 9 milhões de pessoas estão sendo alertadas por meio do aplicativo Meu INSS.

INSS inicia comunicação oficial sobre descontos associativos - Fotos: Secom/PR

A partir desta terça-feira (13/5), aposentados e pensionistas começaram a receber notificações oficiais do INSS informando sobre possíveis descontos associativos, autorizados ou não, em seus benefícios. Ao todo, 9 milhões de pessoas estão sendo alertadas por meio do aplicativo Meu INSS.

Se você foi notificado, veja como verificar e contestar esses descontos de forma rápida e sem burocracia:




🔎 Como saber se teve desconto indevido

1. Acesse o app Meu INSS (disponível para Android e iPhone).

2. Faça login com seu CPF e senha do gov.br.

3. Clique no ícone do sininho no canto superior direito.

• Se não houver descontos, aparecerá a mensagem:
"Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício."

• Caso você tenha algum desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados.

Outra forma de verificar:

• Na tela inicial, clique em "Extrato de benefício".

• Escolha o número do seu benefício.

• Você verá o valor que recebe e todos os descontos detalhados.

• Verifique se há descontos de mensalidade associativa que você não reconhece.

🛑 Como contestar os descontos

Se você identificar cobranças indevidas, poderá contestar diretamente pelo app ou por telefone:

• Pelo aplicativo Meu INSS: um botão para contestação será exibido junto à notificação.

• Pelo telefone 135 (Central do INSS): atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Você deverá informar:

• Qual associação realizou o desconto;

• Período em que os valores foram cobrados.

🧾 E se eu não autorizei o desconto?

Se você não reconhece a cobrança, a associação terá 15 dias úteis para apresentar provas (documento de filiação, autorização de desconto e identificação do segurado). Caso não comprove, deverá devolver o valor ao INSS, que fará o repasse diretamente para a sua conta vinculada ao benefício, via folha suplementar.

⚠️ Fique atento

• O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou faz ligações sobre esse tema.

• Os descontos foram suspensos e não precisam ser cancelados pelo beneficiário.

• Os valores cobrados indevidamente no contracheque de abril serão devolvidos automaticamente na folha de maio.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, enfatizou que os cidadãos lesados não precisarão juntar documentos para provar que estão falando a verdade. O ônus da prova caberá às associações e aos sindicatos. Caso tenha dúvidas, procure apenas os canais oficiais: aplicativo Meu INSS ou telefone 135.