» Sociedade

Alagoas mantém vigilância ativa contra gripe aviária, mas não registra casos da doença

Adeal reforça protocolos de prevenção e orienta produtores sobre sinais de alerta em aves

Alagoas não teve notificação de casos de gripe aviária - Fotos: Cortesia

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que nenhum caso de gripe aviária foi registrado no território alagoano. Desde 2023, quando o vírus foi detectado pela primeira vez no Brasil (em ave silvestre), o estado mantém protocolos rígidos de monitoramento, incluindo inspeções em granjas comerciais e criações de subsistência, além de atendimento a notificações de casos suspeitos.

A agência reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou entre humanos. No entanto, recomenda que a população compre produtos avícolas apenas em estabelecimentos com selo de inspeção sanitária. A Adeal também alerta produtores e criadores para ficarem atentos a sinais como:

- Mortalidade súbita e elevada de aves
- Comportamento anormal (sintomas nervosos, respiratórios ou digestivos)
- Óbitos em aves ornamentais ou silvestres

Ações preventivas em andamento


Entre março e abril, fiscais da Adeal coletaram amostras biológicas (soro, traqueia e cloaca) em aves de granjas industriais e criações de subsistência. O material foi enviado para análise no Laboratório Oficial do Mapa em Pernambuco, mas os resultados ainda não foram divulgados. Essas ações fazem parte do inquérito soroepidemiológico que verifica a ausência tanto da gripe aviária quanto da doença de Newcastle no estado.

Como notificar casos suspeitos


A população pode fazer denúncias através:

- Site da Adeal: https://www.defesaagropecuaria.al.gov.br
- Sistema Sisbravet (para notificações oficiais)