» Sociedade
Secretaria de Estado da Cidadania ressalta cuidados com cães e gatos em períodos chuvosos
Orientações sobre como proteger animais domésticos de desastres estão disponíveis em cartilha online

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) reforça orientações sobre medidas que devem ser adotadas para proteger e recuperar animais domésticos em períodos chuvosos. Para isso, tem sido disponibilizada a cartilha Desastres em Massa Envolvendo Cães e Gatos.
O subsídio, que está disponível gratuitamente no site da Secdef, secdef.al.gov.br, está sendo distribuído para os municípios alagoanos.
Além de garantir os direitos fundamentais, da cidadania, da dignidade da pessoa humana nas áreas da criança e adolescência, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, Tereza Nelma ressaltou que a Secdef também responde pela formulação e implementação de diretrizes e políticas públicas que garantam o bem-estar animal.
“A atuação conjunta do poder público, voluntários e sociedade civil é fundamental para minimizar os impactos de desastres na vida dos animais e de seus tutores”, destacou.
Tereza Nelma explicou que a cartilha visa orientar tecnicamente os municípios na elaboração de etapas que possam preparar e reduzir as consequências de desastres, por meio de respostas rápidas e recuperação dos animais, garantindo o bem-estar deles.
“Esses desastres podem ocorrer em um curto período de tempo, mas podem causar danos significativos à vida, infraestrutura e ao meio ambiente, afetando pessoas e animais. Portanto, é preciso de respostas urgentes”, disse.
A superintendente de Defesa e Proteção dos Animais da Secdef, Natália de Lima, explicou que a cartilha contém informações sobre implementação de políticas públicas, conscientização, elaboração de ações preventivas, bem como sobre medidas e procedimentos que devem ser tomadas após o desastre, como resgate e transporte dos animais.
“Gerenciar esses riscos implica antecipar cenários críticos, reduzir a probabilidade de danos e perdas, além de implementar estratégias para mitigar as consequências. Para isso, a cartilha traz algumas ações que são fundamentais para o bem-estar animal”, destacou.
» MAIS LIDAS
-
1
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
2
REGIÃO NORTE
Após operação da PF, Didi Pó chama atenção para possíveis irregularidades na Prefeitura de Porto Calvo
-
3
Crime!
Acusado de homicídio em Piaçabuçu é condenado a 12 anos de prisão
-
4
POLÊMICA
Suspeita de corrupção: Paulo Dantas compra fuzis 100% mais caros que o Governo Federal
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
HRM se pronuncia sobre mulher que morreu após receber alta médica