» Sociedade

Chuvas provocam novo deslizamento de pedras e interditam trecho da BR-416 em Alagoas

Trecho entre Colônia Leopoldina e Ibateguara permanece bloqueado; Defesa Civil alerta para risco de novos desmoronamentos

Deslizamento de pedras interditou a BR-416 - Fotos: Defesa Civil/Divulgação

As fortes chuvas que atingem Alagoas há quatro dias causaram o deslizamento de pedras em uma barreira, interditando um trecho da BR-416 entre os municípios de Colônia Leopoldina e Ibateguara. O incidente ocorreu na noite de segunda-feira (19), e o bloqueio se estende do quilômetro 18 ao 22 da rodovia, sem previsão de liberação, conforme atualização da Defesa Civil na manhã desta terça-feira (20). Felizmente, não houve registro de vítimas.

É a segunda vez em quatro dias que acontece o deslizamento de pedras na região. No domingo (18) já havia acontecido a interdição parcial  da BR-416 pelo mesmo motivo

A Defesa Civil estadual alerta para o risco de novos desmoronamentos na região, o que tem mobilizado equipes para prevenir maiores danos. Enquanto isso, famílias que residem em áreas próximas ou consideradas de risco estão sendo removidas com o apoio das prefeituras locais.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Colônia Leopoldina, James Souto, relatou que o órgão foi acionado após receber vídeos de populares sobre o deslizamento. "Imediatamente, mobilizamos a guarda municipal e o DNIT para atuar no local. Recomendamos que os motoristas evitem a BR-416 até que a situação seja normalizada", afirmou Souto.

As chuvas continuam castigando grande parte do estado e, segundo previsões meteorológicas, devem persistir até a próxima quinta-feira (22). Autoridades reforçam a necessidade de cautela, especialmente em áreas propensas a deslizamentos e alagamentos.