» Sociedade

Aumenta o número de desalojados e desabrigados em Alagoas: agora são mais de 3 mil

Moradores foram resgatados de bote em São Luís do Quitunde - Fotos: Defesa Civil/Divulgação

O número de desabrigados e desalojados por conta das fortes chuvas que atingem Alagoas desde o último fim de semana aumentou significativamente, segundo os dados divulgados pela Defesa Civil Estadual na manhã desta quinta-feira (22). Agora são 653 desabrigados e 2.517 desalojados em 16 municípios alagoanos, totalizando 3170 em todo o estado.

A pior situação disparada é em São Luís do Quitunde, cidade que se tornou a primeira a decretar emergência. São 386 pessoas desabrigadas e 1588 desalojadas, isto é, foram para casa de parentes ou amigos. Em seguida aparece São Miguel dos Milagres, com 100 pessoas desabrigadas e 300 desalojadas.

A capital Maceió aparece em terceiro lugar, com 13 desabrigados e 257 desalojados). o município de Pilar aparece em quarto lugar, com 34 desabrigados e 44 desalojados. 

A Defesa Civil mantém monitoramento constante dos rios Jacuípe e Mundaú, que continuam com níveis elevados devido ao grande volume de chuvas. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as precipitações devem continuar nesta quarta-feira, aumentando os riscos de novos deslizamentos, alagamentos e transbordamentos, especialmente nas regiões do Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata.

As autoridades reforçam as orientações à população: evitar áreas próximas a encostas e rios, não atravessar ruas alagadas e, em caso de emergência, acionar imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). A previsão é de que um novo boletim com dados atualizados seja divulgado ainda nesta tarde, enquanto as equipes de resgate continuam trabalhando nas áreas mais críticas.

Confira a lista de municípios com desabrigados e desalojados:


Coqueiro Seco (62), Flexeiras (48), Igreja Nova (4), Joaquim Gomes (21), Maceió (270), Maragogi (55), Marechal Deodoro (16), Matriz do Camaragibe (12), Paripueira (58), Passo do Camaragibe (19), Pilar (78), Porto Calvo (52), Rio Largo (75), Roteiro (26), São Luiz do Quitunde (1974) e São Miguel dos Milagres (400).