» Sociedade

Governo decreta situação de emergência em seis municípios atingidos pelas chuvas

São Luís do Quitunde lidera com 1.974 pessoas afetadas; estado reduz alerta para "Situação de Atenção"

Fortes chuvas levaram o Governo de Alagoas a decretar situação de emergência em seis municípios - Fotos: Ascom CBMAL/Divulgação

O governador em exercício Ronaldo Lessa assinou nesta quinta-feira (22) um decreto de situação de emergência para seis municípios alagoanos atingidos pelas chuvas intensas: Coqueiro Seco, Passo de Camaragibe, Rio Largo, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Marechal Deodoro. A medida foi anunciada no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e visa agilizar recursos para as áreas afetadas.

Segundo a Defesa Civil Estadual, o número de pessoas impactadas subiu de 722 para 3,1 mil em poucos dias. O município mais crítico é São Luís do Quitunde, com 1.974 atingidos – incluindo desabrigados e desalojados. Com o decreto, as prefeituras têm 10 dias para registrar a documentação no Sistema S2ID e pleitear auxílio federal.

Alerta reduzido


A Secretaria de Meio Ambiente (Semarh) reclassificou o estado para "Situação de Atenção", já que as chuvas devem diminuir no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. No entanto, o solo permanece encharcado, e riscos de alagamentos e deslizamentos persistem.

Orientações à população


- Evite áreas de risco e alagadas
- Desligue aparelhos elétricos em caso de inundação
- Acompanhe alertas oficiais da Defesa Civil (199)