» Política
MP Eleitoral e TRE-AL desmentem fake news sobre novas eleições em Piaçabuçu
Órgãos alertam sobre documento falsificado circulando nas redes e reforçam que ainda não há decisão sobre possível novo pleito

O Ministério Público Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) emitiram nota conjunta nesta quinta-feira (22) para desmentir informações falsas que circulam sobre uma suposta marcação de novas eleições no município de Piaçabuçu.
O que diz a nota oficial
- Processo ainda aguarda julgamento: O recurso eleitoral (nº 0600319-74.2024.6.02.0013) está com o relator, sem data definida para análise pelo Pleno do TRE-AL.
- Documento falsificado: Uma suposta "nota oficial" com dados adulterados vem sendo compartilhada, configurando crime de falsificação (art. 297 do Código Penal).
- Investigação em andamento: As autoridades apuram a origem do material fraudulento.
Confira abaixo a nota, na íntegra:
Nota oficial conjunta – MP Eleitoral e TRE-AL
O Ministério Público Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas vêm a público esclarecer informações incorretas que têm circulado nas redes sociais e em grupos de mensagens sobre a realização de novas eleições no município de Piaçabuçu.
O parecer do Ministério Público Eleitoral no Recurso Eleitoral nº 0600319-74.2024.6.02.0013 foi emitido em 19 de maio de 2025, e desde então o processo encontra-se concluso para o relator, ainda sem data designada para julgamento pelo Pleno do TRE-AL.
Portanto, não procede a afirmação de que já teria sido definida a realização de novas eleições no município. Não há decisão colegiada do TRE-AL sobre o caso, tampouco há definição sobre se haverá ou quando haveria nova eleição.
Ressalta-se ainda que circula uma suposta "nota oficial" contendo informações falsas e imagem adulterada de página processual, com o claro objetivo de induzir a erro a população. Tal conduta configura, em tese, crime de falsificação de documento público, e os fatos serão devidamente apurados pelas autoridades competentes.
O Ministério Público Eleitoral e o TRE-AL reforçam seu compromisso com a transparência, legalidade e respeito ao devido processo legal, recomendando à população que não compartilhe conteúdos de origem duvidosa e sempre consulte os canais oficiais para obter informações verdadeiras e atualizadas.
Maceió, 22 de maio de 2025.
Ministério Público Eleitoral em Alagoas
Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas
» MAIS LIDAS
-
1
PEDIDO NEGADO
Justiça condena Bradesco Saúde por negar exame a paciente com suspeita de câncer em Maceió
-
2
ALAGOAS
VÍDEO: Presidente do Iteral destaca avanços em negociações sobre assentamentos nas terras da Laginha e Guaxuma
-
3
TENTOU FUGIR
Homem com tornozeleira eletrônica é preso com drogas próximo à rodoviária de União dos Palmares
-
4
POLÍCIA
Adolescentes trocam tiros com a polícia e são apreendidos em União dos Palmares
-
5
ALAGOAS
Em nota, Secretaria de Segurança admite comprar fuzis duas vezes mais caros que os do Governo Federal