» Política
MPAL entra na Justiça contra Câmaras de Arapiraca e Craíbas por excesso de cargos comissionados
Ação Civil Pública pede que casas legislativas realizem concursos em 90 dias e cortem excesso de comissionados
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou Ação Civil Pública com pedido de urgência contra as Câmaras Municipais de Arapiraca e Craíbas, exigindo a realização de concursos públicos e a redução de cargos comissionados no prazo de 90 dias. A medida foi tomada após o descumprimento reiterado de recomendações anteriores pelo MP, que identificou grave desproporção entre servidores efetivos e comissionados nas duas casas legislativas do Agreste alagoano.
Na ação, a 10ª Promotoria de Justiça de Arapiraca revela que a Câmara local possui apenas 28 cargos efetivos contra 203 comissionados - situação considerada "burla ao princípio do concurso público". O MP pede a extinção imediata de 73 cargos de assessoria parlamentar e a proibição de novas nomeações, sob pena de multa diária de R$ 1.000. Em Craíbas, o problema se repete, com a Câmara alegando dificuldades financeiras para regularizar a situação desde 2022.
O promotor Bruno Baptista, responsável pelo caso, destacou que as justificativas apresentadas pelas Câmaras - como a necessidade de reformular planos de carreira - não se sustentam perante a lei. "Há omissão administrativa e descumprimento dos princípios da moralidade e legalidade", afirmou. A ação agora aguarda decisão judicial sobre a tutela de urgência, que pode obrigar as casas legislativas a apresentarem cronogramas de concursos em até três meses.
» MAIS LIDAS
-
1
Eleições 2026
Com 24 anos na segurança pública, Ivanildo Gomes lança pré-candidatura a deputado estadual
-
2
Colisão
Adolescente perde controle de moto e bate em carro em Japaratinga
-
3
ESTUDO
DIEESE aponta que salário mínimo ideal ultrapassa R$ 7 mil para sustentar família no Brasil
-
4
POR RICARDO GOMES
Antônio Albuquerque: o reforço de peso que Renan Filho ganhou neste domingo
-
5
Arraial sinfônico
Concerto Junino da Filarmônica de Alagoas celebra cultura nordestina