» Política
Alagoas reativa Conselho Estadual de Comunicação Social após 18 anos
Governador Paulo Dantas cumpre promessa de campanha e fortalece democracia na comunicação pública

O governador Paulo Dantas anunciou a reativação do Conselho Estadual de Comunicação Social (Consecom-AL), marcando um avanço na democratização da comunicação pública em Alagoas. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, coincide com as comemorações do Dia Nacional da Imprensa e cumpre promessa do plano de governo.
O Consecom-AL, órgão consultivo criado originalmente em 2001, retorna após 18 anos desativado com a missão de garantir participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas, promover informações confiáveis e combater fake news, valorizar a cultura e mídia local e fomentar debates sobre comunicação e direitos humanos.
"Esta reativação demonstra nosso compromisso com uma comunicação pública séria, transparente e democrática", destacou o governador Paulo Dantas, lembrando que Alagoas já é pioneira em consultas públicas sobre políticas de comunicação.
Composição plural e inovadora
O conselho terá 38 membros (19 titulares e suplentes) representando:
- Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
- Universidades e institutos como UFAL e IZP
- Entidades de classe (Sindicato dos Jornalistas, OAB-AL)
- Setor produtivo e sociedade civil
O secretário Wendel Palhares destacou conquistas recentes: “Alagoas foi o primeiro estado do país a abrir uma consulta pública sobre sua política de comunicação, a criar um programa permanente de qualificação para comunicadores e a implantar uma gestão de publicidade com o uso de inteligência artificial. Corrigimos ainda uma injustiça histórica ao equiparar os salários dos assessores de comunicação ao piso dos jornalistas, após 15 anos de defasagem. O conselho agora reativado será um espaço permanente de escuta, debate e construção coletiva, refletindo o compromisso do governador Paulo Dantas com uma comunicação pública moderna, ética e conectada com a realidade da nossa gente”, afirmou.
O presidente do Sindjornal, Alexandre Lino, celebrou: "Este conselho contribuirá com a implementação de políticas públicas na área, refletindo em todo o setor. É um órgão estratégico que precisava retornar, tanto para somar esforços com a Secom na melhoria da comunicação estadual quanto para garantir que essas ações sejam eficazes, consistentes e alinhadas com os princípios da democracia, da cidadania e da liberdade de imprensa".
» MAIS LIDAS
-
1
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura
-
2
APRESENTAVA SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Mulher é presa após invadir casa do ex e ameaçá-lo de morte em União dos Palmares
-
3
SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Homem sofre queda de moto em União dos Palmares e é socorrido pelo Corpo de Bombeiros
-
4
NA BR-104
Homem de 52 anos é atropelado e morre em União dos Palmares; motorista fugiu do local
-
5
HOSPITAL PARTICULAR
Homem invade centro cirúrgico durante procedimento e PM é acionada em Maceió