» Polícia
Operação cumpre 40 mandados contra facções criminosas em Alagoas
Ação coordenada pela SSP mira integrantes do Comando Vermelho e PCC em São Luís do Quitunde e Paripueira

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) deflagrou, na manhã desta terça-feira (3/6), a Operação Saint Louis, voltada ao combate direto de duas das maiores facções criminosas do país: o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação acontece nos municípios de São Luís do Quitunde e Paripueira, ambos na região Norte do estado, e tem como objetivo desarticular núcleos dessas organizações que atuavam localmente.
Ao todo, estão sendo cumpridos 40 mandados judiciais, sendo 12 de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com base em provas técnicas reunidas ao longo das investigações.
Até o momento, quatro pessoas foram presas, sendo que uma delas morreu após reagir à abordagem policial e ser atingida durante troca de tiros. O suspeito chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos ao dar entrada em uma unidade hospitalar da região.
Durante a operação, as forças de segurança apreenderam uma espingarda, um revólver calibre .38 e diversas munições, que estavam em posse dos investigados.
Segundo a DRACCO, os alvos da operação atuavam principalmente nas áreas do Alto do Redentor, na parte alta de São Luís do Quitunde, e na Rua do Dendê e região do Quitunde, na parte baixa da cidade. As facções estavam envolvidas com tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos.
Forças mobilizadas
A operação é coordenada pelo delegado Gustavo Henrique, chefe da Inteligência da SSP; o delegado Igor Diego, diretor da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO); e o major Gonzaga, comandante da 8ª Companhia de Polícia Militar Independente (8ª CPM/I).
Participam da ação equipes do BOPE, ROTAM, BPRv, RPMon, CPChoque, CPRaio, além do 2º, 6º e 14º BPMs. Pela Polícia Civil, integram o esforço agentes da DRACCO, do CORE e da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 2 (DPJ-2). A operação conta ainda com o apoio aéreo do Departamento Estadual de Aviação (DEA).
A SSP reforça que o combate ao crime organizado é prioridade contínua e destaca a importância da participação da sociedade. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, com garantia de total sigilo.
» MAIS LIDAS
-
1
E AGORA?
Reconstrução da ponte de Branquinha: Governo Paulo Dantas responsabiliza prefeitura
-
2
HOSPITAL PARTICULAR
Homem invade centro cirúrgico durante procedimento e PM é acionada em Maceió
-
3
ENCONTRADA MORTA
Saiba quem é a Diaba Loira e o caminho que levou à sua morte: "só saio no caixão"
-
4
APRESENTAVA SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Mulher é presa após invadir casa do ex e ameaçá-lo de morte em União dos Palmares
-
5
PEDEM INVESTIGAÇÃO
Bebê sofre queimaduras e família denuncia negligência na Maternidade Santa Mônica