» Sociedade
Mais de 130 mil eleitores de Alagoas ainda precisam fazer cadastramento biométrico
Prazo para regularização vai até 6 de maio de 2026; coleta torna votação mais segura e combate fraudes eleitorais

Mais de 130 mil eleitores em Alagoas ainda não realizaram o cadastramento biométrico, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Ao todo, 130.647 pessoas, que correspondem a 5,34% do eleitorado estadual, ainda precisam passar pelo procedimento que garante maior segurança nas eleições. O eleitorado total do estado é composto por 2.442.894 eleitores.
A coleta biométrica, que foi suspensa em 2020 devido à pandemia da Covid-19 e retomada apenas em julho de 2023, impactou principalmente quem solicitou o título de eleitor pela primeira vez após essa suspensão. O cadastramento tem como objetivo evitar fraudes, garantir a identificação correta do eleitor no dia da votação e acelerar o processo nas seções eleitorais.
O atendimento para a coleta está disponível nos cartórios eleitorais em todo o estado, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Em Maceió, os eleitores também podem procurar os postos da Central Já, localizados no Maceió Shopping e em Benedito Bentes, que funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Quem fizer o alistamento eleitoral pela internet tem um prazo de 30 dias para comparecer presencialmente a um cartório eleitoral ou posto de atendimento para efetivar o cadastro biométrico. Caso contrário, o pedido será cancelado.
O procedimento é gratuito e deve ser concluído até o dia 6 de maio de 2026, data limite estabelecida pela legislação eleitoral. Durante o atendimento, são coletadas as impressões digitais de todos os dedos, a assinatura, a foto digitalizada e atualizados os dados pessoais do eleitor. É obrigatório apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço.
A identificação biométrica é fundamental para garantir eleições mais transparentes e seguras, reduzindo o risco de fraudes e assegurando que cada voto seja atribuído corretamente a seu titular.
» MAIS LIDAS
-
1
DEU O QUE FALAR!
Vídeos íntimos de suposta "suruba" viralizam em União dos Palmares e geram polêmica
-
2
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
3
NÃO USAVA CAPACETE
Mulher morre após colidir motocicleta com caminhão em São José da Laje
-
4
FAMOSOS
Casamento de influenciador vira polêmica após "brincadeira" que arrecadou joias de R$ 250 mil
-
5
PASSAGEIRO FOI SOCORRIDO
Motociclista morre após atropelamento de animal na BR-104, em União dos Palmares