» Política
STF determina inquérito contra Carla Zambelli por obstrução de justiça e coação
Ministro Alexandre de Moraes também ordena prisão da deputada, bloqueio de redes sociais e inclusão na lista da Interpol; Zambelli está nos EUA e planeja pedir asilo político

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quarta-feira (4) a abertura de um inquérito para investigar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação. A decisão foi tomada após a parlamentar declarar, em entrevista, que pretende permanecer nos Estados Unidos e solicitar asilo político ao governo do ex-presidente Donald Trump.
Segundo o ministro, a deputada estaria adotando o "mesmo modus operandi" utilizado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também está nos EUA e é investigado por supostamente incitar o governo norte-americano contra autoridades brasileiras. Moraes determinou ainda que Zambelli preste depoimento à Polícia Federal em até 10 dias, podendo ser por escrito.
Na mesma decisão, o ministro ordenou a suspensão das redes sociais da deputada e pediu ao Banco Central a lista de pessoas que enviaram recursos a ela por meio de PIX. Zambelli havia organizado uma "vaquinha virtual" após ser condenada pelo STF.
ainda na quarta-feira (4), Moraes já havia decretado a prisão da parlamentar e determinado sua inclusão na lista de procurados da Interpol. A Procuradoria-Geral da República (PGR) alegou que Zambelli deixou o Brasil para evitar o cumprimento da condenação.
Em entrevista a uma rádio do interior de São Paulo, na terça-feira (3), Zambelli afirmou que saiu do país para tratamento médico e que pedirá licença do mandato. A deputada, que possui cidadania italiana, disse que pretende seguir para a Itália após sua estadia nos EUA.
» MAIS LIDAS
-
1
DEU O QUE FALAR!
Vídeos íntimos de suposta "suruba" viralizam em União dos Palmares e geram polêmica
-
2
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
3
NÃO USAVA CAPACETE
Mulher morre após colidir motocicleta com caminhão em São José da Laje
-
4
PASSAGEIRO FOI SOCORRIDO
Motociclista morre após atropelamento de animal na BR-104, em União dos Palmares
-
5
FAMOSOS
Casamento de influenciador vira polêmica após "brincadeira" que arrecadou joias de R$ 250 mil