» Sociedade
Vigilância Sanitária retira 4 toneladas de lixo de residência em Maceió
Ação conjunta visa proteger saúde pública em caso de acumulação compulsória; morador recebeu apoio da prefeitura para limpeza do local
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), em parceria com a Alurb e a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), removeu cerca de 4 toneladas de lixo de uma residência no bairro Santa Lúcia nesta segunda-feira (9). A ação foi motivada por uma denúncia anônima sobre um morador com transtorno de acumulação compulsória.
Durante a vistoria, os agentes encontraram infestação de ratos e baratas, acúmulo excessivo de resíduos e condições insalubres com forte odor.
Inicialmente, o morador recebeu um prazo de oito dias para limpar o local, mas a família solicitou ajuda da prefeitura para realizar o descarte.
O chefe da Visa, Airton Santos, destacou que o caso exigia intervenção imediata: "Além do risco de doenças, havia comprometimento da dignidade do morador e dos vizinhos. Agimos para garantir segurança e acompanhar a situação."
A equipe técnica continua monitorando o caso para evitar novos acúmulos e oferecer suporte psicossocial, se necessário.
Como Denunciar Situações Semelhantes?
A Visa reforça que a população pode reportar casos de acúmulo de lixo ou condições precárias por meio dos canais oficiais de denúncia, aplicativo da prefeitura e visitas às regionais administrativas.
O acúmulo de resíduos atrai vetores de doenças e coloca em risco toda a comunidade.
» MAIS LIDAS
-
1
Eleições 2026
Com 24 anos na segurança pública, Ivanildo Gomes lança pré-candidatura a deputado estadual
-
2
Colisão
Adolescente perde controle de moto e bate em carro em Japaratinga
-
3
ESTUDO
DIEESE aponta que salário mínimo ideal ultrapassa R$ 7 mil para sustentar família no Brasil
-
4
POR RICARDO GOMES
Antônio Albuquerque: o reforço de peso que Renan Filho ganhou neste domingo
-
5
Arraial sinfônico
Concerto Junino da Filarmônica de Alagoas celebra cultura nordestina