» Sociedade
Comandante é exonerado e militares são transferidos após fuga de major que matou filho e cunhado
Polícia Militar de Alagoas promove mudanças no comando da Academia após tragédia; inquérito apura falhas na segurança que permitiram a fuga
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) anunciou uma série de mudanças no comando da Academia de Polícia Militar e em postos internos, como resposta à fuga do major da reserva Pedro Silva, ocorrida no último sábado (7/6). O oficial, que estava detido preventivamente por violência doméstica, conseguiu escapar do quartel onde estava custodiado, invadiu a residência da ex-mulher e cometeu um crime brutal, assassinando seu filho de 10 anos e o cunhado, um sargento da corporação.
Segundo o Boletim Geral Ostensivo divulgado nesta terça-feira (10), o coronel Mario Antônio Oliveira Xavier Bastos, que comandava a Academia, foi exonerado de suas funções. Além dele, outros dois militares que atuavam na instituição no momento da fuga foram transferidos imediatamente para outras unidades.
A direção da Academia será assumida pelo coronel Carlos José Azevedo Santos, até então responsável pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE). A mudança visa restabelecer a ordem e a segurança na instituição, enquanto as investigações seguem em andamento para esclarecer como o major conseguiu fugir do quartel.
A Polícia Militar informou que a fuga do major, que estava sob custódia desde janeiro por denúncias de violência doméstica contra a ex-companheira, está sendo minuciosamente investigada pela Corregedoria, que acompanha o inquérito administrativo instaurado para apurar o caso.
Confira a nota da PMAL na íntegra:
"Em consonância com a deliberação do governador Paulo Dantas, para abertura imediata de investigação do fato ocorrido no sábado (7), na Rua Manaus, no bairro do Prado, em Maceió, a Corregedoria da PM-AL irá apurar as circunstâncias da fuga do major da reserva Pedro Silva, custodiado na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello. A portaria de instauração do inquérito será publicada em Boletim Geral Ostensivo nesta segunda-feira (9), por determinação do comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim."
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220
-
4
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)
-
5
ALAGOAS
Polícia Civil instaura inquérito para apurar acidente com ônibus de romeiros na AL-220