» Sociedade

Falha em servidor tira do ar sites e apps em todo o mundo

Instabilidade na plataforma de cloud computing da Salesforce afetou milhares de serviços por mais de seis horas nesta terça-feira (10)

Falha na Heroku tira do ar sites e apps em todo o mundo - Fotos: Reprodução

Nesta terça-feira (10/6), uma falha generalizada na Heroku, uma das principais plataformas como serviço (PaaS) para desenvolvimento em nuvem, afetou milhares de sites e aplicações em todo o mundo. O problema teve início por volta das 6h (UTC) e durou mais de seis horas, impossibilitando que desenvolvedores acessassem o painel da plataforma ou utilizassem comandos via CLI (linha de comando).

A Heroku, que pertence à Salesforce, é amplamente usada para facilitar a implementação de aplicações sem a necessidade de gerenciar infraestrutura própria. A interrupção causou impactos imediatos em diversas empresas que dependem da plataforma para seus serviços digitais.

A instabilidade se espalhou para além do ecossistema da Heroku. A SolarWinds, por exemplo, relatou falhas no recebimento de logs de aplicações hospedadas na plataforma, evidenciando o efeito dominó da falha.

Em sua página oficial de status, a Heroku reconheceu o problema, mas até o final do dia não havia informado a causa da interrupção nem fornecido uma previsão de normalização total. A falta de explicações deixou milhares de empresas e programadores sem alternativas, gerando prejuízos com aplicações inoperantes e perda de produtividade.