» Política
Ex-ministro Gilson Machado é preso no Recife por ajudar Mauro Cid
Polícia Federal prende ex-ministro de Bolsonaro suspeito de facilitar emissão de passaporte português para ex-ajudante
O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13) no Recife (PE) em uma operação da Polícia Federal. A prisão está relacionada a suspeitas de que ele teria atuado para ajudar Mauro Cid, ex-ajudante-de-ordens de Jair Bolsonaro, a obter um passaporte português – documento que poderia facilitar sua saída do Brasil.
Segundo a PF, as investigações apontam que Machado entrou em contato com o Consulado de Portugal no Recife em maio de 2025 para intermediar a emissão do documento. A ação teria o objetivo de viabilizar a fuga de Cid, que é alvo de operações policiais e delator em investigações contra Bolsonaro. Arquivos encontrados no celular de Cid indicam que ele já tentava obter a cidadania portuguesa desde janeiro de 2023.
Antes da prisão, Gilson Machado havia se defendido, alegando que o contato com o consulado foi apenas para renovar o passaporte do pai. No entanto, a PGR já havia encaminhado ao STF um pedido para investigar o ex-ministro, e a PF considerou as provas suficientes para decretar sua prisão.
Quem é Gilson Machado?
Ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro (2020-2022), Machado também foi presidente da Embratur e candidato ao Senado por Pernambuco em 2022, obtendo 1,3 milhão de votos. Em 2024, disputou a prefeitura do Recife pelo PL, ficando em segundo lugar. Além da carreira política, é músico e tem show marcado no São João de Caruaru com a banda Brucelose, neste mês de junho.
Com informações do G1
» MAIS LIDAS
-
1
POLÍCIA
Filha é presa em Alagoas por maus-tratos e omissão de socorro a idoso de 84 anos
-
2
ESCUDO DIGITAL
Operação cumpre mandados em São José da Laje, Maceió, Arapiraca contra pornografia infantil
-
3
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados
-
4
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
5
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes